Mostrando postagens com marcador ESCRITORES visitam a BE. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ESCRITORES visitam a BE. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Encontro com ONDJAKI...

Era uma vez…

Era uma vez um escritor angolano.
Assim, começou o dia 19, de manhã, na biblioteca do Agrupamento de Prado, na voz da aluna Ana, do 9º C, revelando um pouco da biografia do escritor Ondjaki.

No ano transato, esta turma viajou na obra literária do autor, na tentativa de desvendar o sentido dos seus poemas e contos.

Este ano letivo, no dia marcado, 19 de setembro, já na presença de Ondjaki, iniciou-se esta viagem dedicada ao autor com leituras dramatizadas ao som de vozes e acordes musicais suaves. Uma das atividades consistiu na criação de uma pequena história a partir do índice temático do livro MATERIAIS PARA CONFEÇÃO DE UM ESPANADOR DE TRISTEZAS, os alunos apresentaram uma pequena história, criada na aula de Português, enfeitada com imagens concebidas na disciplina de Laboratório de Imagem.

Depois, elencaram questões relacionadas com o perfil e percurso literário do autor, alteando o seu lado de “inventor” linguístico. Destaque ainda para a leitura harmoniosa de fragmentos do livro Uma Escuridão Bonita pelos alunos João e Catarina que enterneceu a plateia.
Resta dizer que a informalidade e a presença do escritor proporcionaram momentos bem animados no espaço da biblioteca.









quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

À espera de Ondjaki...


Foi precisamente no deambular da obra literária do autor Ondjaki que os alunos do 8º ano, turma C, folhearam poemas e contos, na expectativa do almejado encontro – escritor/leitores.
Efetivamente, as atividades preparadas tinham o propósito de revelar um pouco do conhecimento efetuado nessa diminuta “viagem”. E aconteceu.
No dia 29 de novembro, na biblioteca do agrupamento de Prado, iniciou-se a atividade dedicada ao autor Ondjaki com a leitura de uma nota biográfica. Seguidamente, a partir do índice temático do livro MATERIAIS PARA CONFEÇÃO DE UM ESPANADOR DE TRISTEZAS, os alunos apresentaram uma pequena história, criada na aula de Português, adornada com imagens ideadas na disciplina de Laboratório de Imagem.
Depois, elencaram diversas questões associadas ao perfil do autor e ao percurso literário, ressaltando o seu lado de “inventor” linguístico. Neste entrecruzar, despontou um momento, numa harmoniosa díade de ledores, que consistiu na leitura de fragmentos feita pelo João e Catarina do livro Uma Escuridão Bonita que enterneceu a plateia.

Ana M.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ONDJAKI visita o nosso Agrupamento

No dia 29 deste mês, vamos receber a visita do escritor Ondjaki!

Soubemos hoje que recebeu o Prémio José Saramago, com o seu livro "Os transparentes", o que nos deixou muito felizes!

Deixamos aqui um documentário sobre a obra "A bicicleta que tinha bigodes", recomendada pelo PNL e com a qual já tinha recebido mais dois prémios - Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, em 2012 e o melhor título destinado a crianças e jovens, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil brasileira, relativo a 2012.
  

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Isabel Alçada nas palavras dos nossos alunos



ISABEL ALÇADA
                                          Uma surpresa
                                                                         Uma comunicadora
                                                                                                                 Uma aprendizagem

    No dia 6 de dezembro fomos à EB2e3 de Prado para conhecermos Isabel Alçada e conversarmos com ela. Elaborámos diversas perguntas depois de conhecermos a sua biografia através das pesquisas que fizemos no computador Magalhães. A escritora respondeu claramente a todas as questões e ficamos muito impressionados com a disponibilidade que demonstrou. 
    Achamos a atividade muito interessante e registamos as nossas opiniões: 
    “Foi educativo e instrutivo. Ouvimos dicas sobre a utilidade e importância da leitura.” 
    “A autora era divertida e boa comunicadora. Tinha uma linguagem clara e era expressiva.” 
   “Ficamos surpreendidos pela simplicidade e simpatia da escritora. Cativou os alunos pela forma como comunicou e os pormenores que contou sobre os livros, histórias, personagens.” 
    “Leu uma história de forma lúdica e atrativa e por isso ficamos com vontade de ler mais.” 
    “Ficamos com curiosidade de conhecer a sua colega e escritora Ana Maria Magalhães.”
    “Foi emocionante conhecer uma escritora tão famosa.” 
    “Aprendemos a comunicar com uma que não conhecíamos.” 
    “Gostamos deste tipo de atividade.” 
    “Foi espetacular!”

4ºano – EB1/JI Bom Sucesso

Um encontro com Isabel Alçada



A escritora Isabel Alçada visitou a biblioteca da escola sede do Agrupamento de escolas de Prado, na manhã do dia 6 de dezembro.
Esta atividade, dinamizada pela equipa das bibliotecas escolares, em colaboração com a responsável pela editora Caminho, decorreu em duas sessões, a primeira com alunos dos 1º e 2º ciclos e a segunda dedicada às turmas de 7º e 9º ano de escolaridade.
Conversadora emérita, com dotes naturais de pedagoga, soube cativar com as suas palavras um auditório repleto de gente miúda que ouvia de viva voz a criadora de aventuras fascinantes.
Percorreu toda a sua obra, especialmente aquela que mais motiva esta faixa etária, Uma aventura, que escreve em coautoria com Ana Maria Magalhães há precisamente 30 anos. Satisfez a curiosidade de todos os presentes ao responder às questões que lhe foram colocadas, revelando o mundo extraordinário que envolve a escrita – as viagens, os contactos, o estudo profundo das diversas realidades. Aproximou-se afetivamente deste público tão conhecedor da sua obra e que se envolvia com ela, ajudando também a contar as histórias…  
A sessão terminou com uma entrevista à escritora por uma aluna do 9º ano, em que se descobriram muitas outras curiosidades da sua vida e obra, do processo de escrita e da ligação que a autora tem com os seus colaboradores, nomeadamente o ilustrador Arlindo Fagundes e a historiadora Maria Augusta Lima Cruz, com fortes raízes na Vila de Prado. Neste âmbito, a entrevistadora sugeriu que a próxima aventura tivesse esta localidade como contexto e o título “Uma aventura nas margens do Cávado”.
Foi um encontro que a todos enriqueceu e motivou os jovens leitores!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Encontro com a escritora Isabel Alçada




ISABEL ALÇADA, nome literário e profissional de Maria Isabel Girão de Melo Veiga Vilar, nasceu em Lisboa a 29 de maio de 1950.
Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Lisboa, em 1974.
Iniciou funções como professora Português e História do Ensino Básico em 1976. Depois de ter sido colega de Ana Maria Magalhães, na Escola EB 2/3Fernando Pessoa, formou com esta uma dupla na escrita juvenil, inaugurada com Uma aventura...na cidade, em 1982. A coleção Uma Aventura revelar-se-ia um sucesso entre as camadas jovens, chegando a mais de cinquenta títulos, com adaptações para televisão e cinema.
Em 1985 tornou-se professora-adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Ocupou diversos cargos, destacando-se o de Comissária do Plano Nacional de Leitura, de 2006 a 2009. Nesse ano, foi empossada como Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional.
Os seus livros, que marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa, refletem a longa e rica experiência educativa. São eco de uma infância e juventude particularmente felizes e traduzem o seu enorme talento para comunicar com os mais novos.


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A escritora ANNE CAROLINE SOARES visita a nossa escola!


É já no dia 3 de dezembro, pelas 14 horas, que a escritora visita a biblioteca da escola sede do Agrupamento, para se encontrar com alunos e professores!

Anne Caroline Soares nasceu em São Carlos, São Paulo, em 1978. Veio viver para Portugal  com os pais e dois irmãos, quando tinha 14 anos. Formou-se em Comunicação na Escola Superior de Educação de Coimbra. Aos 24 anos teve um acidente de viação e ficou tetraplégica.


Gosta de contar histórias para crianças e publicou já três livros infantis: Joquinha na cidade de Miau, Joquinha na nuvem da Mafalda e Joquinha e a coruja Felisberta.

As personagens de Anne Caroline são especiais. A coruja Felisberta é velhinha mas gosta de ir trabalhando para se sentir útil. O gato Miau está numa cadeira de rodas, com algumas limitações, mas ainda dá valentes lições de vida a muita boa gente...

Joquinha, um menino reguila que troca as voltas aos miúdos e devolve aos adultos a vontade de sonhar, é a figura central deste mundo que apela à igualdade de oportunidades para todos.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ao encontro de PEDRO SEROMENHO


Pedro Seromenho visita a biblioteca da nossa escola para o lançamento do novo livro da editora Paleta de letras, com o título sugestivo A grande fábrica de palavras.

O encontro está marcado para as 9.30h do dia 12 de novembro (2ª feira). Estarão presentes os alunos dos 3º e 4º anos da EB1 de Francelos, acompanhados pelas respetivas professoras.

Os livros da referida editora estão à venda na biblioteca e poderão ser autografados pelo autor.

Contamos com a vossa presença!


A equipa dinamizadora das BE do AVEP

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O escritor JOSÉ VAZ convive com os alunos da EB1 / JI de Oleiros






Opinião dos alunos do jardim de infância de Oleiros sobre a visita do 
escritor José Vaz, no dia 30 maio 2012

 Gostaram da visita do escritor José Vaz ao nosso jardim  de infância?:

- “Gostei por causa da cobra que estava dentro do saco”,
- “Gostei mais da história que ele contou, do gafanhoto de sapatos que saltava…”,
- “Gostei do José Vaz porque ele é muito amigo e escreve livros”,
- “Gostei da cobra, mas ele estava a fingir, porque ele estava a assustar os meninos e os meninos estavam ansiosos”.



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Palmira Martins com os nossos alunos



Palmira Martins na biblioteca da EB2.3 de Prado

 “O grilinho Tenor” foi a história que os alunos da EB1 do Bom Sucesso e EB1 da Igreja ouviram contar com entusiasmo e expressividade pela voz da própria autora, Palmira Martins, acompanhada por melodiosos sons de viola que evocavam a natureza. Os alunos ficaram suspensos das suas palavras, repetiram refrões e demonstraram conhecer bem a história da defesa da vida animal que os cativava. Após um diálogo esclarecedor acerca do processo artístico e da própria vida da escritora, os alunos da EB1 da Igreja fizeram leituras expressivas da obra, e, todos agradeceram a presença desta professora recentemente jubilada, com extraordinária sensibilidade e capacidade de comunicação com o público mais jovem. No final da sua visita à biblioteca da escola sede, houve uma sessão de autógrafos para aqueles que adquiriram o livro “ O grilinho Tenor”.

terça-feira, 22 de maio de 2012

A escritora Palmira Martins visita o nosso Agrupamento no dia do autor português



Palmira Martins nasceu em 1956 em Santa Maria de Lamas, Santa Maria da Feira. Vive em Vila Nova de Gaia.
Concluiu o curso do Magistério Primário em 1973 e a Licenciatura em Ensino - 1º CEB, em 2000.
Escreve para a Infância desde 2009.

"Desde criança que sinto uma atração especial por livros. Fazendo parte de uma família numerosa, onde para estudar já exigi muitos sacrifícios aos meus progenitores, os únicos livros que tinha em casa eram os compêndios escolares. Compensava essa falta com a frequência assídua à carrinha da “Biblioteca Itinerante da Gulbenkian” que, à época, passava na aldeia. Outra forma de conseguir  ler as histórias que me encantavam era, de longe a longe, juntar os 60 centavos necessários para adquirir um  livro de bolso da coleção formiguinha, da Majora. 
Foi  por esse meio que tomei contacto e me encantei com o mundo mágico das fadas, princesas, reis e rainhas, bruxas, anões ou gigantes desse mundo mágico da literatura infanto- -juvenil.
Paralelamente à leitura compulsiva, cedo mostrei vontade de ser professora.
O desejo de criança concretizou-se em 1973 quando concluí o curso do Magistério Primário. Exerci funções docentes no 1º ciclo, durante 34 anos. Trabalhei durante 3 anos com alunos com necessidades especiais, na Cerci-Lamas.

Na condição de professora estive sempre ligada à literatura para a infância. Na sala de aula incentivava à leitura e escrita e escrevia com e para os meus alunos.
Aliei sempre a vida profissional com participações em grupos de teatro amador.
Os mundos mágicos da Infância, a beleza das coisas simples, o poder do sonho nos olhos das crianças fascinam-me, acima de tudo.
 Escrevo para crianças desde 2009. O Grilinho Tenor é o meu primeiro livro publicado.
Entretanto, algumas das minhas obras foram distinguidas com prémios literários: 
  O Concerto de Outono – 1º prémio do “V Concurso Literário Nacional – Conto Infantil” (2010), promovido pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
O Relógio Real - “Prémio Maria Rosa Colaço 2010 – Modalidade Literatura para a Infância”, promovido pela Câmara Municipal de Almada.
 Carrossel de Sonhos- “Prémio Revelação APE/BABEL – Modalidade Literatura para a Infância” promovido pela Associação Portuguesa de Escritores – (2011)
Estes prémios fazem-me acreditar que a opção pela escrita foi acertada e incentivam-me a continuar."

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Richard Towers - LIVRO OBJETO

O escritor Richard Towers estará presente hoje, às 21.30h, na biblioteca da EB2,3 de Prado para apresentar os seus livros "O Desafio", "Reflexos" e "Tempo".

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Margarida Fonseca Santos visitou a nossa escola no dia 26 de abril


Um dia com MARGARIDA FONSECA SANTOS 

 A escritora Margarida Fonseca Santos foi recebida efusivamente na biblioteca da E B 2,3 de Prado no dia 26 de Abril. A equipa da BE, professores e alunos congratularam-se com a honrosa visita da escritora que, em diálogo com os alunos, deu a conhecer as inúmeras particularidades da sua vida e obra. 
A receção à escritora proporcionou a apresentação de curiosas animações no espaço da BE que incluiu momentos musicais, com canções dos livros Histórias de cantar e O segredo da floresta, bem como a leitura dialogada do conto Alguém, pelo 8ºC ; um bem-humorado desfile de diversas personagens do seu livro Histórias para contar consigo, pelo 8º A; um powerpoint que ilustrou o conto O rapaz e a bola elaborado pelos alunos do 7º C inspirado num outro da autora O espinho e a cabra ; uma canção musicada pelo aluno Rogério do 8ºE, baseada no seu livro As melhores canções para crescer e uma canção em rap pelos alunos do 7º B e 5ºC dedicada à autora que se mostrou sensibilizada com a qualidade e empenho dos trabalhos realizados. 
Margarida Fonseca Santos terminou a sua visita à E B 2,3 de Prado proporcionando aos docentes uma sessão de treino mental e, como que a brincar com coisas sérias, abordou o complexo mundo das relações humanas, transmitindo aos presentes uma serena mensagem de coragem, harmonia e compreensão. 
Foi um dia em que se viveram experiências muito enriquecedoras e que nos fará manter vivo o contacto com esta personalidade de vulto na cultura portuguesa.