terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
Dia 23 de Janeiro – Dia Mundial da liberdade
A partir do dia 23 de Janeiro, no âmbito dos “Dias da História”, procedeu –se à Comemoração do Dia Mundial da liberdade com os seguintes objectivos:
· Sensibilizar para o respeito pelos Direitos Universais do Homem ;
· Contribuir para a formação de uma consciência cívica nos alunos.
Neste contexto decorreu na Biblioteca Escolar uma exposição de cartoons que foi complementada com diversos trabalhos, divulgados em diversos espaços escolares, sobre a forma de folhetos, cartazes, marcadores de livros. Enfim, onde se fazia algumas Reflexões sobre a Liberdade:
No séc. XVIII, com a difusão de ideias liberais e Revolução Francesa, proclamou-se a "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão"(1789), salvaguardando os princípios fundamentais da sociedade:
Igualdade perante a lei, LIBERDADE de propriedade e expressão, direito de resistência à opressão, enfim, tudo o que se refere às liberdades e garantias da pessoa humana.
No entanto, passado mais de dois séculos continuam a existir povos agrilhoados, vitimas de sistemas ditatoriais e de censura, como por exemplo, China, Cuba …
Assim , a liberdade foi, e em alguns locais do mundo ainda é, um valor maior. Poder ir onde se quer, dizer o que se pensa, é, para povos e indivíduos, uma condição de crescimento e luta.
Em nome da liberdade e do enorme desejo de liberdade de alguns, o mundo foi mudando, encontrando outras formas de ser e estar, até chegarmos a um ponto em que a liberdade, como todos direitos adquiridos, só é reconhecível pela ausência, ou seja, dá-se por ela apenas quando não a temos.
· Sensibilizar para o respeito pelos Direitos Universais do Homem ;
· Contribuir para a formação de uma consciência cívica nos alunos.
Neste contexto decorreu na Biblioteca Escolar uma exposição de cartoons que foi complementada com diversos trabalhos, divulgados em diversos espaços escolares, sobre a forma de folhetos, cartazes, marcadores de livros. Enfim, onde se fazia algumas Reflexões sobre a Liberdade:
No séc. XVIII, com a difusão de ideias liberais e Revolução Francesa, proclamou-se a "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão"(1789), salvaguardando os princípios fundamentais da sociedade:
Igualdade perante a lei, LIBERDADE de propriedade e expressão, direito de resistência à opressão, enfim, tudo o que se refere às liberdades e garantias da pessoa humana.
No entanto, passado mais de dois séculos continuam a existir povos agrilhoados, vitimas de sistemas ditatoriais e de censura, como por exemplo, China, Cuba …
Assim , a liberdade foi, e em alguns locais do mundo ainda é, um valor maior. Poder ir onde se quer, dizer o que se pensa, é, para povos e indivíduos, uma condição de crescimento e luta.
Em nome da liberdade e do enorme desejo de liberdade de alguns, o mundo foi mudando, encontrando outras formas de ser e estar, até chegarmos a um ponto em que a liberdade, como todos direitos adquiridos, só é reconhecível pela ausência, ou seja, dá-se por ela apenas quando não a temos.
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008
Vencedores da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitores
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA – 2007/2008
3º CICLO – 1º FASE
VENCEDORES:
- Maria Luísa C. Sá Machado - nº 19 - 9º C
- Ana Rafaela O. Alves - nº 2 - 9º C
- Joana Cristina F. Oliveira - nº 11 - 8º C
Agrupamento de Escolas de Prado, 21 de Janeiro de 2008,
A Coordenadora da BE/CRE da EB 2,3 de Prado
Maria Helena da Mota Rodrigues
3º CICLO – 1º FASE
VENCEDORES:
- Maria Luísa C. Sá Machado - nº 19 - 9º C
- Ana Rafaela O. Alves - nº 2 - 9º C
- Joana Cristina F. Oliveira - nº 11 - 8º C
Agrupamento de Escolas de Prado, 21 de Janeiro de 2008,
A Coordenadora da BE/CRE da EB 2,3 de Prado
Maria Helena da Mota Rodrigues
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
EXPOSIÇÃO DE NATAL
A Biblioteca tem à vossa disposição uma exposição de trabalhos alusivos ao Natal. Quanto a isto, a novidade poderá não ser nenhuma, mas se vos dissermos que há trabalhos curiosos, que nos mostram como o Natal é diferente por esse mundo, talvez vos suscite a vontade de nos visitarem.
Venham e aprendam a dizer, por exemplo, “Feliz Natal” em grego !
terça-feira, 4 de dezembro de 2007
Concurso Nacional de Leitura
O PNL promove, no presente ano lectivo, o 2º Concurso Nacional de Leitura, para alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
A Biblioteca da Escola EB 2,3 de Prado apoia uma vez mais esta iniciativa, registando até ao momento 23 leitores.
O prazo de inscrição foi alargado até dia dez de Dezembro!
Consulta a lista de obras escolhidas e o respectivo regulamento, no nosso blog .
Aproveita as férias de Natal para pôr as tuas leituras em dia!
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/gestorconteudos/attachs/1044.pdf
A Biblioteca da Escola EB 2,3 de Prado apoia uma vez mais esta iniciativa, registando até ao momento 23 leitores.
O prazo de inscrição foi alargado até dia dez de Dezembro!
Consulta a lista de obras escolhidas e o respectivo regulamento, no nosso blog .
Aproveita as férias de Natal para pôr as tuas leituras em dia!
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/gestorconteudos/attachs/1044.pdf
Homenagem a Miguel Torga !
O entusiasmo dos nossos leitores evidencia-se nesta singela homenagem ao grande escritor e poeta Miguel Torga!
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
DIA CONTRA O RACISMO
De 9 a 16 de Novembro, no contexto do Dia contra o racismo e Dia Internacional da Tolerância, decorre na nossa Biblioteca uma exposição intitulada “Escola de Todas as Cores”, produzida pela SOS Racismo.
Esta exposição foi complementada com alguns trabalhos dos alunos do 9º D, nomeadamente folhetos de sensibilização e marcadores de livro.
DIA DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU) - 24 de Outubro
Numa época em que a ONU é cada vez mais vista como uma organização ao serviço dos EUA, precisamos de sensibilizar e alertar os nossos alunos para a sua importância histórica – se não consegue evitar conflitos, pelo menos apoia as populações em risco.Neste sentido, os alunos do nono ano realizaram alguns cartazes de divulgação, incidindo sobre o contexto histórico em que foi criada, seus objectivos e estrutura organizativa. Fez-se ainda um folheto e boletim de sensibilização para esta temática.
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
“Uma Janela para o Mundo…”

Na sua prática diária, o professor que deseje “abrir” o espírito dos seus alunos, deve-os orientar para caminhos e métodos que, sendo-lhes estranhos inicialmente, os vão conduzir a um universo de conhecimentos e verdades. Numa era em que a Net é a “auto-estrada” da informação, a Biblioteca Escolar, mais do que nunca, deve promover o gosto pela leitura (ferramenta essencial para interpretar o mundo) e abrir novos horizontes, tornando-se um espaço interactivo, que estimule a Literacia, a Cidadania e a Imaginação.
Neste contexto, não pode ser uma “ilha” isolada no seio da escola …. deve fomentar uma estreita ligação com todo o processo de aprendizagem e tornar-se um espaço interventivo e dinamizador de actividades que potenciem as diversas capacidades dos alunos. Deve ser um local recheado de “ferramentas” abertas à comunidade educativa e ao mundo. Assim, a nossa biblioteca recebe e agradece a colaboração de todos os agentes educativos.
Neste sentido se integra a Comemoração dos “Dias da História”, através dos quais se pretende sensibilizar os alunos para factos do passado que, diariamente marcam o seu presente, o seu quotidiano, fazendo-os sentir peça integrante da nossa História. Além disso, contribuir para a formação de uma consciência social e cívica, onde os Direitos Humanos têm que ser conhecidos, respeitados e valorizados.
A primeira actividade deste período lectivo relaciona-se com o 5 de Outubro de 1910, isto é, com a Implantação da República Portuguesa, abrindo-se deste modo uma pequena janela sobre a História de Portugal, de ontem e de sempre … e assim, a transmitimos ao mundo…
Manuela Fernandes
Assinar:
Postagens (Atom)


