domingo, 25 de outubro de 2009

MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

GUIA DO UTILIZADOR DA BIBLIOTECA

A equipa coordenadora das BE/CRE do Agrupamento elaborou um desdobrável, com algumas informações relevantes sobre a utilização adequada das Bibliotecas, que será distribuído a todos os alunos.

Desdobráv..[1].pub eduarda

MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR - Leituras cruzadas

No dia 23 de Outubro, as turmas C e B do 5º ano presentearam-se mutuamente com leituras encenadas dos contos " A cegonha e a tartaruga " de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães e " História do livro activo ", de Conceição Areias. Foi muito interessante!
Esta actividade foi desenvolvida nas aulas de Área de Projecto, no âmbito do PNL. Parabéns a todos!


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR



Ao longo de todo o mês de Outubro, professores e alunos envolveram-se em diversas actividades relacionadas com a Biblioteca Escolar.
Na semana de 26 a 30, os trabalhos realizados estarão expostos na BE/CRE da Eb 2 e 3 de Prado e poderemos assistir a dramatizações, leituras encenadas e outros momentos culturais em que o livro é a personagem principal.

DIA DA ALIMENTAÇÃO - 16 de Outubro

A equipa da BE/CRE comemorou o Dia da Alimentação, projectando um trabalho de leitura expressiva realizado no ano lectivo anterior pelos alunos do 6º A, sobre o livro "Os Meninos Gordos".


Comemoração dos 25 anos da Escola EB 2 e 3 de Prado



No dia 1 de Outubro, iniciaram-se as actividades de comemoração dos 25 anos de funcionamento da Escola Eb2 e 3 de Prado.
A BE/CRE colaborou com esta iniciativa, através da elaboração de uma resenha histórica, elaborada em powerpoint, projectada no Jantar Comemorativo e ao longo de vários dias, para toda a comunidade educativa, para além de duas exposições: “Um jornal…uma história” e “Os nossos finalistas”.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Entrega dos Livros do PNL aos alunos do 5ºano

Os alunos do 5º ano receberam os seus livros na Biblioteca da escola. Nesta sessão estiveram presentes alguns elementos da equipa da BE/CRE e os respectivos Directores de Turma. O entusiasmo foi grande, como pode ser observado nas imagens seguintes:


No dia da recepção aos alunos, os Directores de Turma entregaram aos Encarregados de Educação um Desdobrável, com alguns conselhos relativos ao programa Ler+ em família:
Desdobrável EE

Bem-vindos!

A equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento deseja a todos um bom ano lectivo!

Para que as mudanças de ciclo fiquem especialmente associados à leitura e ao prazer de ler, o PNL enviou livros, oferecidos pelo Ministério da Educação aos alunos que iniciam o 1º e o 2º Ciclo.
A entrega dos livros e de um autocolante identificativo aos alunos do 1º ano ficou a cargo dos professores titulares da turma. Foi também entregue aos Encarregados de Educação a seguinte brochura:
brochura_um _novo _livro

quarta-feira, 15 de abril de 2009

O meu percurso no Concurso Nacional de Leitura



Adorei a ideia de participar neste concurso e por isso me inscrevi. Considero que valeu a pena, pois para além de enriquecer os meus conhecimentos, fiz novas amizades.
Eu, a Gisela e a Joana passámos na primeira fase que decorreu na Biblioteca da nossa escola. Em seguida, lemos mais dois livros - “O Circo de papel”, de Vergílio Alberto Vieira e “Rosa, minha irmã Rosa”, de Alice Vieira - e realizámos as provas da segunda fase distrital, na Biblioteca Lúcio Craveiro, em Braga.
No dia 4 de Abril, fomos convidadas a participar na cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores que irão à fase final, a Lisboa.
Eu, acompanhada da minha mãe e irmã, encontrei-me com a professora Helena, na Biblioteca Lúcio Craveiro e sentámo-nos no auditório, com alguma expectativa, mas sem grandes ambições. Inicialmente, assistimos à representação da peça de teatro " O circo de papel". Foi muito engraçado, especialmente na parte em que os actores que representavam as duas personagens, Papelinho e Papelão, se enganaram nos papéis, mas resolveram a situação com algum improviso. Também estava lá o autor, Vergílio Alberto Vieira, que se divertiu e falou um pouco sobre esta e outras obras suas. Além deste escritor, falou um representante do Júri, a Bibliotecária e outras personalidades. Ali sentada, também eu me senti importante.
Para encerrar a cerimónia, foram revelados os nomes dos vencedores e todos os concorrentes receberam um Diploma e pequenos brindes do Plano Nacional de Leitura (um porta-chaves e uma caneta). Nenhuma das três alunas da nossa escola foi premiada, mas a participação foi o mais importante e para o ano, conto estar mais preparada.
Enfim, foi uma experiência muito interessante e enriquecedora! Para mim, abrir um livro e ler o seu conteúdo é esquecer todos os problemas que existem e entrar num universo maravilhoso, dando asas à imaginação.

Adriana Macedo – 7ºD

DIA MUNDIAL DO LIVRO - 23 DE ABRIL



No dia 23 de Abril, celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
Esta data foi escolhida pela Unesco, em 1996, pelo facto de no dia 23 de Abril se assinalar a morte de escritores famosos - Cervantes, Shakespeare... - e o nascimento de outros - Vladimir Nabokov, por exemplo. Além disso, segundo um antigo costume da Catalunha, no dia 23 de Abril, dia de São Jorge, é oferecida uma rosa a quem comprar um livro.

A DGLB (Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas) organizou dois concursos para assinalar o Dia Mundial do Livro
Vê como podes participar!

1 - UM LIVRO NUMA FRASE

No âmbito do Dia Mundial do Livro, a DGLB propõe o passatempo “Um livro numa frase”. Durante o mês de Abril, os alunos do 1º e 2º ciclos deverão ler um livro e escrever uma frase que promova esse livro junto dos colegas. Por que motivo gostaram, o que é que sentiram, como é que o resumiriam são algumas das perguntas que poderão estar na origem da frase.
Uma tabela com os livros lidos e as respectivas frases de incentivo à leitura será disponibilizada na página Web da DGLB. Desta forma, reunir-se-á um conjunto de sugestões feito pelas próprias crianças.

Regulamento
1. Podem concorrer os alunos do 1º e 2º ciclos.
2. Para além dos dados que identificam o candidato (nome, idade, contacto e escola), as frases deverão ser acompanhadas dos seguintes elementos sobre a obra lida: autor, título, ilustrador, editora e ano de publicação.
3. Um júri constituído por representantes da DGLB e do Plano Nacional de Leitura escolherá as 15 frases mais originais e que melhor correspondam ao objectivo pretendido.
4. Todos os concorrentes seleccionados receberão livros.
5. As frases devem ser envidas até 15 de Maio dsl@dglb.pt ou por correio para:

Direcção de Serviços do Livro
Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas
Campo Grande, 83, 1º
1700 – 088 Lisboa

2- UM LIVRO NUMA FOTO

No âmbito do Dia Mundial do Livro, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas propõe o passatempo “Um livro numa foto”. No dia 23 de Abril, os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário são convidados a tirar uma fotografia que retrate uma situação de leitura ou que de alguma forma esteja relacionada com livros.

Regulamento
1. Podem concorrer os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário.
2. As fotografias deverão ter uma legenda (máximo de 20 palavras) e deverão ser, preferencialmente, enviadas por e-mail. Neste deve constar o nome, a morada, a escola e o contacto telefónico do aluno.
3. Os concorrentes deverão garantir que a publicação de fotografias envolvendo pessoas está por elas autorizada.
4. Um júri constituído por representantes da DGLB e do Plano Nacional de Leitura escolherá as 15 melhores fotografias, que serão divulgadas no site da DGLB.
5. Todos os concorrentes seleccionados receberão livros.
6. As fotografias devem ser envidas até 15 de Maio para dsl@dglb.pt ou por correio para:

Direcção de Serviços do Livro
Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas
Campo Grande, 83, 1º
1700 – 088 Lisboa

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Semana da Leitura / Feira do Livro do Agrupamento



A Feira do Livro do Agrupamento Vertical de Escolas de Prado decorrerá de 20 a 24 de Abril, integrada na Semana de Leitura e subordinada ao tema “ Viagem pela memória”.
Paralelamente à venda de livros haverá uma Exposição na BE/CRE da EB 2,3 de Prado.
Além disso, os alunos terão a possibilidade de participar num Concurso Literário* sobre o tema.
Todos os interessados deverão entrar em contacto com a equipa dinamizadora das BE/CRE no sentido de indicar:
- Actividades a apresentar durante a semana;
- Inscrições no Concurso Literário;
- Trabalhos realizados pelos alunos para a exposição;
- Outras sugestões.
Todos os trabalhos deverão ser entregues até ao dia 16 de Abril.



* Concurso VIAGEM PELA MEMÓRIA

Regulamento


Modalidades
O concurso tem três modalidades: Texto original, Desenho e Teatro.


Modalidade Texto original:
Um texto original, em prosa ou poesia, sobre o tema “Viagem pela memória…” (uma ou duas páginas dactilografadas ou manuscritas).


Modalidade Desenho:
Um desenho que ilustre um momento de um livro escolhido pelo concorrente, sobre o tema.


Modalidade Teatro:
- Um texto dramático original, imaginado pelo concorrente, com personagens originais ou
- Adaptação teatral de uma obra à escolha, sobre o tema
(uma ou duas páginas dactilografadas ou manuscritas).



Prémios

Os trabalhos serão divididos por quatro graus de ensino:
Pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo.

Todos os alunos receberão Certificados de Participação. Serão atribuídos prémios simbólicos (livros) aos melhores trabalhos.


Prazos e Contactos

Os trabalhos devem ser entregues na BE/CRE do Agrupamento até ao dia 24 de Abril de 2009.



A equipa dinamizadora das BE/CRE

quinta-feira, 2 de abril de 2009

2 de Abril - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL



Desde 1967, na data de aniversário de Hans Christian Andersen, 2 de Abril, é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil, com o objectivo de promover o gosto pela leitura e evidenciar os livros infantis.

Todos os anos, por esta ocasião, o IBBY – International Board on Books for Young People convida um autor para redigir uma mensagem dirigida a todas as crianças e um ilustrador para conceber um cartaz.

A mensagem deste ano, difundida em Portugal pela APPLIJ – Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil, Secção Portuguesa do IBBY, é a seguinte:

Eu sou o mundo
Eu sou o mundo e o mundo sou eu,
porque, com o meu livro,
posso ser tudo o que quiser.
Palavras e imagens, verso e prosa
levam-me a lugares a um tempo próximos e distantes.

Na terra dos sultões e do ouro,
há mil histórias a descobrir.
Tapetes voadores, lâmpadas mágicas,
génios, vampiros e Sindbades
contam os seus segredos a Xerazade.

Com cada palavra de cada página
viajo pelo tempo e pelo espaço
e, nas asas da fantasia,
o meu espírito atravessa terra e mar.

Quanto mais leio mais compreendo
que com o meu livro
estarei sempre
na melhor das companhias.


Hani D. El-Masri *

Tradução: José António Gomes



Hani D. El-Masri *
Ilustrador e profissional de cinema, nascido no Cairo, Egipto, em 1951, Hani El-Masri foi educado pelos Jesuítas, tendo mais tarde ingressado no Colégio de Belas Artes do Cairo. Emigrou para os Estados Unidos aos trinta e cinco anos. Ali, entrou para a Walt Disney Imagineering, em 1990, onde trabalhou como desenhador conceptual durante cinco anos. Na Imagineering, participou em projectos como o Disneyland’s ToonTown, o Disneyland’s Critter Country de Tóquio, o Museu Infantil de Baltimore, e o Arabian Coast do recentemente inaugurado Tokyo Disney Seas. Em 1995, Hani trabalhou como artista de desenvolvimento visual de projectos na película de animação O Príncipe do Egipto, assim como em A Estrada para El Dorado e Spirit: o corcel indomável. Mais tarde, trabalhou na película Osmosis Jones. Regressado ao Egipto, dedica-se, desde 2005, à realização da sua própria versão para crianças de As mil e uma noites, em forma de livro. Foi premiado como melhor ilustrador pela saga de Xerazade no prémio Suzanne Mubarak, outorgado pelo Egyptian Board on Books for Young People (EBBY).

sexta-feira, 27 de março de 2009

DIA MUNDIAL DA POESIA 2009

A Poesia está no ar…

No dia 20 de Março, reuniram-se, na Biblioteca, alunos de duas turmas do 6º ano (A e C) da Eb2,3 de Prado e da turma do PIEF, para comemorar o Dia Mundial da Poesia, tendo como tema principal o AMOR.
Alguns alunos produziram poemas e fizeram as respectivas leituras encenadas.
O convívio entre todos foi bastante produtivo, com resultados positivos na integração dos alunos do PIEF, para além de uma forte motivação para a leitura e escrita.



Eis alguns poemas produzidos pelos alunos:


O meu coração

Tenho um coração
Que sente emoção
Que consegue rimar e amar
Para mim rimar é
Como sonhar ou desabafar
Podemos escrever
Até as magoas desaparecer
E sentimos que já passou
E tudo mudou.

Tenho um coração
Que tem uma recordação
Com uma pessoa que não sai do meu coração
Tento esquecê-la e fingir que nada passou
Para não sofrer
E perceber
Que amar acabou
Mas quando passa por mim tudo muda
Seus cabelos a esvoaçarem
E o meu pensamento a voar
Tenho de ser forte para perceber
Que a paixão é uma recordação.

Tenho um coração
Que pensa em solidão
E paixão
E recordação
São como canções
Nunca se esquece
Nunca saem de nós.

Há recordações
Que nos conseguem marcar
Que nos ensinam a lidar com a vida
Com bons ou maus momentos
Algumas fazem-me pensar
E chorar
E há outras
Que me fazem rir e rimar.

Tenho um coração
Que sonha em amar
Mas tem medo de arriscar
Para não sofrer desilusões
E traições.

Tenho um coração
Que sabe que o meu sorriso verdadeiro
A minha felicidade
A minha força de vontade
O meu querer
O meu vício
Deve-se a um amor verdadeiro
Que deu asas a este sonho.

Escrevi e escrevi
Agora estou bem
Desabafei com alguém.

José Miguel Fernandes - 6ºA



A chuva caía
E no vento que fazia
Eu vi o teu cabelo
Evocando suavemente
Pelo teu rosto maravilhoso
Eu consegui ver o teu corpo.

Mais tarde ao luar
Fiquei a pensar
Se estaria a sonhar
Quando te vi
Mas na imensa escuridão
A minha vista te encontrou
O meu olhar
Quase choramingou.

E no primeiro de escola
Peguei na sacola
Cheguei à escola
A rapariga encontrei
E de emoção chorei
O nome dela era Ana
Estava a conversar
Com a amiga Joana.

João Pedro - 6ºA


Se um dia
Pudesse escolher
Uma parte de ti
Escolhia
As tuas lágrimas
Porque
Nascem no teu coração
Saem pelos teus olhos
Descem pela tua face
Acabam nos teus lábios.

Filipa Ribeiro - 6ºA


O amor em várias facetas!

O amor é um sentimento
Importante ou não
É um sentimento que se deve agarrar
Antes que fuja dos nossos corações
E nos ponha a chorar de infelicidade
Ou de um amor não correspondido.
O amor é um sentimento forte
Temos que o aproveitar
Porque muitas vezes este amor
Pode desaparecer sem queremos
Ou porque temos uma decisão incorrecta
Ou então porque não o quisemos aproveitar.

Quem ama deve ser amado
Por uma pessoa sensata e
Que goste mesmo dela
Não para gozarem com este sentimento.

Prega-nos partidas, esperanças
Que mais tarde se vão
Mas temos que aceitar
Este sentimento como mais
Uma faceta na vida.

A expressão “amo-te”
É linda mas
Temos que saber a
Quem a pronunciamos.

Adriana - 6ºA


AMOR

É uma rosa de areia
ao redor da fonte clara.
É uma barca de esperança,
com o fogo de uma canção
sem notas falsas.
Tudo o que vemos é outra coisa,
não aparece nos jornais.

Ondas de aspiração,
poeira de magia.
Os sentimentos à deriva…
Por vezes, parecem música,
podem fazer rir ou chorar,
talvez mesmo namorar!

Não sei se é sonho se é realidade,
p’ra falar verdade, não sei.

Poema produzido pelos alunos do 6ºC, a partir de versos retirados de livros de poesia de vários autores.