domingo, 21 de fevereiro de 2010

Concurso Nacional da Leitura - Fase Distrital 2010


Obras de leitura obrigatória - 3º ciclo


Contos Exemplares - Andersen, Sophia de Mello Breyner ; Figueirinhas

Falar verdade a mentir - Garrett, Almeida ; Areal Editores


A data da realização do Concurso é o dia 24 de Março pelas 14,30 horas no AUDITÓRIO MUNICIPAL de Vieira do Minho.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Alunos do PIEF recebem prémio do Concurso de Postais de Natal e retribuem com Sessão de Poesia

No dia 12 de Fevereiro, decorreu mais uma actividade na Biblioteca da EB 2,3 de Prado, no âmbito do Projecto “Os alunos do PIEF abrem gavetas de leitura”. Aproveitando a oportunidade da deslocação à escola dos responsáveis do PIEC (Programa para a integração e cidadania) para entregar o 1º Prémio de Postais de Natal (um cheque no valor de 125 € em artigos escolares), estes alunos prepararam uma Sessão de Poesia, tendo como tema o próximo Dia de S. Valentim, dia dos Namorados. Foi apresentado o Rap do PIEF, preparado em conjunto com a professora de Música, seguido da leitura expressiva de alguns poemas. No final, os responsáveis do PIEC foram presenteados com uma marioneta elaborada nas aulas de EVT e foi oferecido um ramo de flores ao professor Nuno que colaborou com o grupo na concepção do postal de Natal premiado.

Sessão de poesia PIEF

sábado, 16 de janeiro de 2010

Os alunos do PIEF na BE

HIGIENE, ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Como vem sendo hábito, os alunos do Curso PIEF participaram numa actividade promovida pela equipa da BE em parceria com a professora responsável por este curso, tendo como objectivo a sensibilização para questões relacionadas com a Higiene, a Alimentação e a Saúde.
Foi projectado o livro "Onde meto o meu nariz", da Biblioteca de Livros Digitais do PNL, seguido de debate sobre o assunto em questão. Foi ainda fornecido aos alunos o livro, em suporte de papel e entregue uma Ficha de trabalho, para posterior sistematização de conteúdos abordados, na sala de aula.
Cada vez se nota mais o entusiasmo e a participação dos alunos neste tipo de actividades.
Continuação de bom trabalho!



sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O MIBE nas palavras dos alunos

Biblioteca viva!

Em Outubro, comemorou-se o mês das Bibliotecas. Nessas semanas, houve diversas actividades na biblioteca da nossa escola, de forma a presenteá-la com momentos recheados de letras, palavras e sons.
A biblioteca é um dos espaços que tem sempre movimento, todavia, nesta semana ganhou vida!
Era gente a sair e a entrar, a comentar os diversos trabalhos expostos, desde cartazes a grandes objectos como um marco de correio todo feito de papel. Devemos louvar a participação de todas as escolas do agrupamento.
Foi um êxito!
Senti que os meus colegas ficaram mais motivados, mais interessados em ler, em conhecer novas histórias.
Ainda bem que existe o mês das bibliotecas, pois assim, pelo menos nesse mês, as pessoas importam-se mais com a leitura, esquecendo-se dos seus problemas e entram em novos mundos, pois ler não faz mal a ninguém, só beneficia a mente.

Trabalho elaborado por:
Adriana 8º D


Outubro animado!

No mês de Outubro, segundo a minha opinião, é quando a biblioteca se encontra com mais vida e garra, envergando uma “alma” vigorosa e activa.
Qualquer membro da comunidade escolar sente esta animação e não se consegue alhear da mesma. A biblioteca enche-se de trabalhos, que vão desde marcadores para livros, feitos por alunos de diferentes anos, até cartazes com belíssimas frases e pensamentos a apelar à leitura e à recreação das palavras que levam ao emergir de lindos poemas. Também surgem textos de carácter individual a representar, ou melhor, a personalizar a maturidade literária de cada um, face ao mundo mágico e incomensurável da leitura e da escrita. Nesses trabalhos, aparecem marcas indeléveis que cada aluno dedicou à concepção do seu produto final, seja em forma de composição poética, seja em pensamentos, seja em pequenas mensagens.
Estes trabalhos brindam a dádiva que é o livro!
Estes trabalhos são um pouco do nosso vocabulário, da nossa cultura!
Concordo em absoluto que se realizem estes trabalhos. Claro que a motivação, a ajuda, o acompanhamento e o interesse dos professores de Português merece ser citado e até realçado, porque, sejamos realistas, sem os professores grande parte dos alunos nada faria. Outro aspecto relevante que merece enfoque, de certa forma também se prende com a imensa vontade e incentivo dos professores de Português, foi, na última semana de Outubro, a exibição de apresentações teatrais, leituras dramatizadas, jogos de palavras, declamação de poemas, entre outras manifestações culturais.
Precisamos realmente deste estímulo, pois, nesta faixa etária, a vergonha de uns e a timidez de outros não ajuda a “vestir” um papel ou até mesmo a enfrentar um pequeno público.
É muito bom haver uma biblioteca dinâmica e viva que constantemente lembra os alunos e dignifica o saber, assinalando momentos magníficos como os que acabei de mencionar.

MUITOS PARABÉNS A TODOS!

Trabalho elaborado por:
Catarina Cunha 8ºC nº12

MIBE - Alunos Premiados

alunos premiados

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Onde te leva a imaginação?



O Concurso «Onde te leva a Imaginação ?» resulta de uma parceria dos CTT e do PLano Nacional de Leitura para dinamizar o gosto pela leitura e pela escrita.

O programa abrange um conjunto de actividades dirigidas aos seguintes níveis : pré-escolar, 1º Ciclo e 2º Ciclo do Ensino Básico .

A inscrição é feita em 2 fases:

> FASE 1. Inscrição dos Professores - até 31/12/2009
O professor deve inscrever a(s) sua(s) turma(s) online, completando os dados do formulário no site. Após a inscrição, será enviada documentação pormenorizada para a escola do professor.

> FASE 2. Participação dos alunos - até 23/04/2010
É da responsabilidade dos docentes efectuarem o registo individual de cada aluno através do registo on-line em http://miudos.irrequietos.com, na área do programa "Onde te leva a imaginação?". Para participar, cada aluno deverá utilizar o código que lhe for atribuído para identificar os seus trabalhos a concurso.

Os trabalhos "Onde te leva a leitura?" e "Onde te leva a estação de correios?" podem ser realizados directamente no site. Em alternativa pode fazer-se download da(s) ficha(s) de participação da(s) actividade(s) pretendida(s), imprimi-la(s) e enviar o(s) trabalho(s) com o respectivo código de participação por correio.

Para cada nível de ensino são propostas actividades de leitura e escrita, relacionadas com as obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura e com conteúdos CTT. As actividades permitem desenvolver as competências criativas dos participantes de uma forma divertida, através da leitura, escrita e ilustração.

Cada aluno terá que participar:
> Onde te leva o selo? - data limite de recepção 26 de Fevereiro de 2010
> Onde te leva a estação de correios? - data limite de recepção 26 de Março de 2010
> Onde te leva a leitura? - data limite de recepção 23 de Abril de 2010

Os trabalhos recebidos serão avaliados por um júri que premiará os melhores de cada actividade, por nível de ensino.

Concurso FAÇA LÁ UM POEMA!



Faça Lá um Poema!

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2010, que se realiza no CCB no dia 21 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém , numa iniciativa conjunta, lançam um desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia.
O Concurso Faça Lá um Poema procura incentivar o gosto pela leitura e escrita de poesia e destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele poderão participar quaisquer alunos de escolas públicas e privadas.
As escolas que desejarem participar devem seleccionar e apresentar a concurso um máximo de três poemas por cada nível de ensino. Esta selecção ficará ao critério de cada escola, com autonomia, sugerindo-se, no entanto, que o processo seja dinamizado pelo professor bibliotecário ou pelo responsável da BE.
A participação no concurso implica a inscrição em formulário próprio (enviado às escolas) que deverá ser enviado até dia 1 de Fevereiro de 2010.
A entrega de prémios terá lugar no CCB, em Lisboa, a 21 de Março de 2010 e será integrada no programa do Dia Mundial da Poesia.
Divulgue e participe! Dê asas à imaginação dos alunos!
Para mais informações consulte o regulamento do concurso. Todas as informações ao longo do decorrer desta iniciativa serão actualizadas no Sítio do PNL.

regulamento Faça lá um poema

Os alunos do PIEF e a Comemoração da Convenção dos Direitos da Criança


Os alunos da turma PIEF realizaram um Power Point sobre a comemoração da Convenção dos Direitos da Criança que esteve patente na biblioteca da EB 2 e 3, com o propósito de sensibilizar a comunidade educativa.

Neste âmbito, decorreu uma actividade de leitura neste mesmo espaço, com o livro "Uma aventura na terra dos Direitos", de Paula Guimarães.

Foi ainda distribuído a cada um dos alunos o livro "O Direito da Criança – conhece os teus direitos", oferecido pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vila Verde.


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Concurso HÁ VIDA NA BIBLIOTECA




Há vida na biblioteca!

Porque ler é um enorme prazer, a VISÃO Júnior, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares, criaram uma iniciativa que pretende mostrar a toda a gente como funcionam hoje as bibliotecas das escolas. E permite, a quem participa, treinar competências que também são úteis nos trabalhos da escola.

A iniciativa está dividida em três fases distintas:

1 - Mostra que és bom a resumir – Janeiro e Fevereiro. Resumir um artigo publicado na VISÃO Júnior de um destes meses.

2 - Mostra que és bom a escrever – Decorre durante todo o ano lectivo, com prazo de entrega até final de Abril de 2010. Cada equipa tem de fazer uma reportagem sobre a biblioteca da sua escola.
A VISÃO Júnior disponibilizará aqui no site orientações sobre como preparar uma reportagem e como escrevê-la. Esta é a etapa mais importante e na qual deverá haver um maior envolvimento de todos os participantes.

3 - Mostra que és bom a ler – Novembro. Responde a três perguntas sobre o conteúdo da VISÃO Júnior deste mês:

- Na Natureza há várias formas de os animais se defenderem. Uma delas é utilizando armas químicas, como o veneno. Esta substância pode ser usada de duas formas. Quais são e que animais as representam?

- Porque é que precisamos de dormir? E já agora, quantas horas de sono são recomendadas para a vossa faixa-etária?

- Qual «o maior acontecimento mundial da segunda metade do séc. XX»?

Enviem as vossas respostas para o e-mail vjuniorbibliotecas@impresa.pt até ao dia 2 de Dezembro.


Como participar:

Basta enviar um e-mail até 30 de Novembro para vjuniorbibliotecas@impresa.pt , e indicar o nome da escola, do grupo e do professor responsável

Concurso LER É ENTRAR NUM MUNDO DE SONHOS E DESCOBERTAS



REGULAMENTO Passatempo PNL Escolas 2009

1. O passatempo “Ler é entrar num mundo de sonhos e descobertas” destina-se a todas as escolas de ensino que leccionem um, ou mais, dos anos contidos entre o 1º e o 9º ano de escolaridade. Este passatempo dirige-se a todas as escolas e agrupamentos escolares de Portugal continental e Ilhas.

PARTICIPAÇÃO:

2. Para participarem, as escolas deverão escolher um artigo de um jornal ou de revista, que possa servir de base para uma história sobre o tema: “Ler é entrar num mundo de sonhos e descobertas”.

3. A história não deverá ter mais de 1800 palavras. Cada agrupamento de escolas ou escola poderá participar apenas com um trabalho por ano de escolaridade. Todos os trabalhos terão que ser enviados em simultâneo para a Civilização.

4. A história deverá ser enviada para a Civilização entre 1 de Outubro e 30 de Dezembro de 2009.

5. As cinco escolas com as histórias mais criativas receberão os livros Civilização que fazem parte da listagem do Plano Nacional de Leitura adicionada no ano de 2009.*

6. Todas as escolas participantes receberão um livro da Civilização que faça parte da listagem do Plano Nacional de Leitura adicionada no ano de 2009.

RESULTADOS:

7. A Civilização Editora deliberará sobre o resultado do passatempo até ao dia 17 de Janeiro de 2010.

8. O resultado será divulgado no site da Civilização Editora (www.civilizacao.pt), a partir do dia 1 de Fevereiro de 2010.

9. O prazo de reclamação do prémio é de 15 dias, a contar da data de divulgação do resultado.

10. Não haverá lugar a recurso do resultado apresentado.

11. O prémio terá de ser reclamado por carta dirigida a: “Ler é entrar num mundo de sonhos e descobertas”/Civilização Editora, R. Alberto Aires de Gouveia, n.º 27; 4050-023 Porto, ou para o e-mail mkt@civilizacaoeditora.pt; ou ainda para o fax 226 050 999 (A/C Departamento de Marketing). Deverá a escola vencedora fazer acompanhar da reclamação, uma cópia do seu nº de contribuinte.

12. O prémio será concedido nos 6 meses decorrentes após a data de divulgação do resultado.

CONCURSO INÊS DE CASTRO



Regulamento do Concurso Inês de Castro

2009/2010
REGULAMENTO
CONCURSO INÊS DE CASTRO
1. O Concurso Inês de Castro é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e da Fundação
Inês de Castro.

2. Destina-se a premiar sítios /blogues concebidos e elaborados por alunos dos seguintes níveis
educativos:
• 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
• Ensino Secundário

3. As escolas podem apresentar a concurso sítios/blogues, mediante participação individual ou em
grupo (com um número máximo de 3 elementos por grupo), sendo necessário o acompanhamento de,
pelo menos, um professor.

4. O tema central dos trabalhos a apresentar a concurso é o romance de D. Pedro e D. Inês de
Castro.

5. A inscrição efectua-se mediante preenchimento de formulário disponível no sítio PNL.

6. Só serão consideradas válidas as inscrições com os dados de identificação da escola e dos
participantes, submetidas dentro do prazo.

7. O conteúdo e a organização dos sítios/blogues deverão incluir necessariamente um ou vários textos
da autoria dos concorrentes.
Poderão também incluir: Imagens (fotografias, sequências filmadas, ilustrações, etc); comentários e
sugestões de livros/leitura e animações.

8. A título de exemplo, indicam-se algumas possibilidades:
• Reconto: o romance de D. Pedro e D. Inês de Castro.
• Dramatizações de episódios do romance de D. Pedro e D. Inês (filmadas e disponibilizadas no
sítio/blogue).
• Biografias: resumo biográfico; cronologia de vida; episódios de vida de D. Pedro e de D. Inês.
• Contexto histórico: época em que viveram; cronologia; acontecimentos relevantes, espaços e
edifícios.
• Recomendação de livros, filmes, músicas, pinturas, esculturas ou outras obras que abordem o
romance de D. Pedro e D. Inês de Castro.

9. A escolha da plataforma de alojamento dos sítios/blogues fica ao critério dos concorrentes.

10. Os trabalhos serão avaliados segundo os seguintes critérios: riqueza e variedade; correcção e
clareza de conteúdo; estética e originalidade; adequação e acessibilidade.

11. Calendarização e Programação de Actividades:

Divulgação do concurso e do regulamento nos sítios PNL
e Fundação Inês de Castro.
6 de Outubro de 2009-Pré-inscrição em formulário online disponível no sítio
PNL, com todos os dados de identificação da escola e dos participantes.
De 13 de Outubro de 2009 a 15 de Janeiro de 2010-Confirmação dos dados da pré-inscrição: identificação da escola e dos participantes e endereço do(s)sítio(s)/blogue(s) a concurso.
Até 26 de Março 2010-Publicação da lista de escolas a concurso.-31 de Março 2010
Publicação da lista de premiados e dos prémios- 30 de Abril 2010
Cerimónia de entrega de prémios- 2ª semana de Maio 12. O Júri do concurso é constituído por: Isabel Alçada (presidente), Assunção Júdice, Leonor
Riscado, Luísa Matos e Rui Veloso.

13. Os prémios a atribuir aos concorrentes, distinguidos pelo júri, serão publicitados aquando da divulgação da lista dos premiados e constarão do seguinte:

Fim-de-semana nos hotéis Quintas das Lágrimas-Coimbra
Infante Sagres-Porto
Algarve -Monte Vila -Grupo Lágrimas Hotels & Emotions.
Ipods Nano e Cheques discos - Empresa YDreams

14. As escolas dos alunos premiados receberão um cheque livro.

15. Os trabalhos premiados serão divulgados no sítio do PNL e da Fundação Inês de Castro.

16. Os premiados serão convidados a apresentar pessoalmente os seus trabalhos na cerimónia pública
de entrega dos prémios, a realizar na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

17. A organização do concurso assegura os custos de transporte dos alunos premiados e do professor
responsável.


Setembro 2009