segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Poesia


A equipa dinamizadora das BE do Agrupamento de Prado desenvolveu algumas actividades, no sentido de celebrar o Dia Mundial da Poesia. Assim, ao longo de dois dias - 19 e 22 de Março, os alunos passarão pela BE da Escola Sede, acompanhados pelos respectivos professores, para declamar poemas da sua autoria, nomeadamente no âmbito do Concurso "Faça lá um poema!" ou outros. Os alunos seleccionados para o referido Concurso receberão os respectivos prémios e serão entregues Certificados de participação. Contamos com a presença de alunos de todos os ciclos, incluindo os cursos EFA, CEF e PIEF.

domingo, 14 de março de 2010

Visita de estudo - Peça de teatro "A aventura de Ulisses" e Museu de Serralves


No dia 11 de Março, todos os alunos do 6º ano da Escola Eb 2,3 de Prado foram ao Porto, numa Visita de Estudo organizada pela equipa da BE, em colaboração com os professores de Língua Portuguesa e EVT.
De manhã, assistiram à peça "A Aventura de Ulisses", no Teatro do Campo Alegre, pela Cultural Kids. No final do espectáculo que entusiasmou todos os presentes, o bom tempo contribuiu para o sucesso do piquenique programado no Parque da Cidade. Às 15 horas, iniciou-se a visita guiada aos Jardins e ao Museu de Serralves, com os alunos divididos em oito grupos. Por volta das 17 horas, já os três autocarros regressavam à Escola...
Este foi um dia cheio de emoções, que ficará na memória de todos!


Comemoração do Dia Internacional da Mulher


No dia 8 de Março, as mulheres da Escola EB 2,3 de Prado foram presenteadas com rosas. As primeiras professoras a chegar, por volta das 8.30h, foram surpreeendidas com as flores colocadas num painel da sala dos professores.
Foi ainda distribuído um marcador de livros, elaborado com a preciosa colaboração do pintor Luís Coquenão.
Ao longo de toda a semana, foi prestado um tributo à Mulher e a exposição patente na biblioteca foi crescendo, com o trabalho colaborativo de alunos e professores.


segunda-feira, 8 de março de 2010

100 anos do dia da mulher

A equipa das BE do Agrupamento dinamizou esta actividade, com o apoio das professoras Isabel Leite e Sameiro Lage. Foi realizado um trabalho interdisciplinar, com a turma CEF2 e no dia 8 todas as profesooras da EB 2 e 3 serão homenageadas, estando preparada uma surpresa, logo pela manhã...
Ao longo de toda a semana, estará patente uma exposição, na BE da EB 2 e 3, subordinada ao tema "A Mulher na literatura e na sociedade".
Os alunos interessados poderão ainda participar nesta actividade, com a produção de textos inéditos (prosa ou poesia) sobre a Mulher. Os melhores trabalhos receberão prémios simbólicos.

100 anos do dia da mulher

Cartaz - Dia Da Mulher[4]

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Exposição de Máscaras na Biblioteca - Cursos EFA

Exposição de Máscaras

Concurso Nacional da Leitura - Fase Distrital 2010


Obras de leitura obrigatória - 3º ciclo


Contos Exemplares - Andersen, Sophia de Mello Breyner ; Figueirinhas

Falar verdade a mentir - Garrett, Almeida ; Areal Editores


A data da realização do Concurso é o dia 24 de Março pelas 14,30 horas no AUDITÓRIO MUNICIPAL de Vieira do Minho.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Alunos do PIEF recebem prémio do Concurso de Postais de Natal e retribuem com Sessão de Poesia

No dia 12 de Fevereiro, decorreu mais uma actividade na Biblioteca da EB 2,3 de Prado, no âmbito do Projecto “Os alunos do PIEF abrem gavetas de leitura”. Aproveitando a oportunidade da deslocação à escola dos responsáveis do PIEC (Programa para a integração e cidadania) para entregar o 1º Prémio de Postais de Natal (um cheque no valor de 125 € em artigos escolares), estes alunos prepararam uma Sessão de Poesia, tendo como tema o próximo Dia de S. Valentim, dia dos Namorados. Foi apresentado o Rap do PIEF, preparado em conjunto com a professora de Música, seguido da leitura expressiva de alguns poemas. No final, os responsáveis do PIEC foram presenteados com uma marioneta elaborada nas aulas de EVT e foi oferecido um ramo de flores ao professor Nuno que colaborou com o grupo na concepção do postal de Natal premiado.

Sessão de poesia PIEF

sábado, 16 de janeiro de 2010

Os alunos do PIEF na BE

HIGIENE, ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Como vem sendo hábito, os alunos do Curso PIEF participaram numa actividade promovida pela equipa da BE em parceria com a professora responsável por este curso, tendo como objectivo a sensibilização para questões relacionadas com a Higiene, a Alimentação e a Saúde.
Foi projectado o livro "Onde meto o meu nariz", da Biblioteca de Livros Digitais do PNL, seguido de debate sobre o assunto em questão. Foi ainda fornecido aos alunos o livro, em suporte de papel e entregue uma Ficha de trabalho, para posterior sistematização de conteúdos abordados, na sala de aula.
Cada vez se nota mais o entusiasmo e a participação dos alunos neste tipo de actividades.
Continuação de bom trabalho!



sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O MIBE nas palavras dos alunos

Biblioteca viva!

Em Outubro, comemorou-se o mês das Bibliotecas. Nessas semanas, houve diversas actividades na biblioteca da nossa escola, de forma a presenteá-la com momentos recheados de letras, palavras e sons.
A biblioteca é um dos espaços que tem sempre movimento, todavia, nesta semana ganhou vida!
Era gente a sair e a entrar, a comentar os diversos trabalhos expostos, desde cartazes a grandes objectos como um marco de correio todo feito de papel. Devemos louvar a participação de todas as escolas do agrupamento.
Foi um êxito!
Senti que os meus colegas ficaram mais motivados, mais interessados em ler, em conhecer novas histórias.
Ainda bem que existe o mês das bibliotecas, pois assim, pelo menos nesse mês, as pessoas importam-se mais com a leitura, esquecendo-se dos seus problemas e entram em novos mundos, pois ler não faz mal a ninguém, só beneficia a mente.

Trabalho elaborado por:
Adriana 8º D


Outubro animado!

No mês de Outubro, segundo a minha opinião, é quando a biblioteca se encontra com mais vida e garra, envergando uma “alma” vigorosa e activa.
Qualquer membro da comunidade escolar sente esta animação e não se consegue alhear da mesma. A biblioteca enche-se de trabalhos, que vão desde marcadores para livros, feitos por alunos de diferentes anos, até cartazes com belíssimas frases e pensamentos a apelar à leitura e à recreação das palavras que levam ao emergir de lindos poemas. Também surgem textos de carácter individual a representar, ou melhor, a personalizar a maturidade literária de cada um, face ao mundo mágico e incomensurável da leitura e da escrita. Nesses trabalhos, aparecem marcas indeléveis que cada aluno dedicou à concepção do seu produto final, seja em forma de composição poética, seja em pensamentos, seja em pequenas mensagens.
Estes trabalhos brindam a dádiva que é o livro!
Estes trabalhos são um pouco do nosso vocabulário, da nossa cultura!
Concordo em absoluto que se realizem estes trabalhos. Claro que a motivação, a ajuda, o acompanhamento e o interesse dos professores de Português merece ser citado e até realçado, porque, sejamos realistas, sem os professores grande parte dos alunos nada faria. Outro aspecto relevante que merece enfoque, de certa forma também se prende com a imensa vontade e incentivo dos professores de Português, foi, na última semana de Outubro, a exibição de apresentações teatrais, leituras dramatizadas, jogos de palavras, declamação de poemas, entre outras manifestações culturais.
Precisamos realmente deste estímulo, pois, nesta faixa etária, a vergonha de uns e a timidez de outros não ajuda a “vestir” um papel ou até mesmo a enfrentar um pequeno público.
É muito bom haver uma biblioteca dinâmica e viva que constantemente lembra os alunos e dignifica o saber, assinalando momentos magníficos como os que acabei de mencionar.

MUITOS PARABÉNS A TODOS!

Trabalho elaborado por:
Catarina Cunha 8ºC nº12

MIBE - Alunos Premiados

alunos premiados