sábado, 1 de outubro de 2011

Novo acordo ortográfico - sessão de trabalho com alunos dos cursos EFA

Numa iniciativa conjunta da direção e da equipa da biblioteca escolar, no dia 26 de Setembro, à noite, decorreu uma sessão de trabalho sobre o novo acordo ortográfico dirigida a duas turmas, nomeadamente, efa-b3 e efa-ns, no espaço da biblioteca escolar, e na simpática companhia de diversos professores que lecionam o turno da noite.
Num ambiente descontraído e de boa disposição, a equipa primeiramente contextualizou este acordo com algumas informações históricas sobre o seu (re)nascer, veiculando que nem sempre as opiniões foram coincidentes entre os estudiosos portugueses e brasileiros. Seguidamente, através da projeção de um powerpoint, explicitou detalhadamente as principais alterações ortográficas.
Na segunda parte, lançou um jogo de cartões com o objetivo de levar os presentes a memorizarem mais facilmente o que muda e o que se mantém.
Para já fica o cumprimento da escola de ter realizado o seu papel de educador/formador num tema que abrange todo o sistema de ensino e, a partir de Janeiro de 2012, todos os organismos oficiais.

RECEÇÃO AOS ALUNOS DO 5º ANO NA BIBLIOTECA ESCOLAR

 
Posted by Picasa

No dia 13 de setembro, os nossos alunos do 5º ano foram recebidos de forma calorosa pela equipa dinamizadora das BE do agrupamento.
Acompanhados pelos respetivos diretores de turma, tiveram a oportunidade de saborear a HISTÓRIA DO LIVRO ATIVO, em formato digital, de Conceição Areias, para além de tomarem conhecimento de algumas regras básicas de utilização deste espaço. Receberam ainda um desdobrável contendo informações e conselhos a partilhar com os pais e encarregados de educação.
Desdobrável Ler+

RECEÇÃO AOS ALUNOS DO 1º ANO NA BIBLIOTECA ESCOLAR


No dia 13 de Setembro,os alunos do 1º ano do 1º ciclo das EB1 de Oleiros,Sobral-Cervães, Bom Sucesso e Vila iniciaram o seu percurso educativo com uma visita às instalações escolares e ao espaço da BE, acompanhados pelos docentes e encarregados de educação.
A professora bibliotecária do agrupamento do 1º ciclo distribuiu desdobráveis com informações acerca da organização dos livros e das regras básicas de utilização deste espaço, destacando motivações para a leitura em família- " Já Sei Ler".
As docentes proporcionaram ainda um momento recreativo de leitura em que todos participaram de forma entusiástica e graciosa.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

RECOMEÇAR!


Recomeça...
Se puderes,
Sem angústia e sem pressa.

E os passos que deres
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.

Enquanto não alcances
Não descanses.

De nenhum fruto queiras só metade.
E, nunca saciado
Vai colhendo
Ilusões sucessivas no pomar
Sempre a sonhar
E vendo
Acordado,
O logro da aventura.

És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde com lucidez, te reconheças.

Miguel Torga

terça-feira, 21 de junho de 2011

O poeta Luís Américo visita a BE

Os docentes e os alunos dos cursos EFA contactaram no dia 16 de Junho, na Biblioteca, com Luís Américo Fernandes, reconhecido professor e jornalista natural de Vila das Aves que, aqui, apresentou o seu livro de poesia “Ânfora de Afectos”.
Através da leitura de poemas, previamente seleccionadas e estudados nas aulas, foi possível aos alunos e outros intervenientes no diálogo com o escritor, esclarecerem expressões, conhecerem contextos em que os poemas foram inspirados, discorrerem acerca da arte, do mundo das palavras, dos afectos, das memórias e verificava-se que, no mundo ficcional da poesia estava projectada a vida do autor.
Ao lermos “Ânfora de Afectos” sentimos a musicalidade dos seus versos, reveladora de uma extraordinária sensibilidade musical, há a presença de vultos literários que o autor nomeia – Florbela, Camões, Sebastião da Gama – ou faz ecoar em temas e expressões, numa grande riqueza de vocabulário, indício da constante homenagem à materna Língua Portuguesa que o fascina.
O seu mundo interior, as impressões que guarda das pessoas, os sentimentos que o unem àqueles com quem se relaciona , ficam como que preservados numa ânfora de emoções.
É um livro de poesia onde se espelha a alma de um homem que sente o amor , a amizade , a vida , com uma grande intensidade.
No final da sua intervenção, o poeta escritor valorizou o papel da leitura e da escrita, agradeceu aos presentes as sugestivas leituras e fez um apelo a que os alunos lessem, reescrevessem poemas, os copiassem até, já que era nesta observação atenta que, posteriormente, poderiam criar os seus próprios textos.
A equipa da biblioteca procurou através desta actividade, aproximar o leitor do escritor e, assim conhecer o seu mundo, desvendar curiosidades acerca do processo artístico e da própria obra.
Consideramos que a dinamização deste tipo de iniciativas que vêm sendo habituais na nossa biblioteca, possuem uma valência muito positiva no percurso escolar e acreditamos que é um dos caminhos para fazer leitores e escritores.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ÂNFORA DE AFECTOS

A cegonha e a tartaruga

A brincar também se aprende

Podemos dar vários títulos a este nosso trabalho, mas julgamos ser este o que mais se adequa e corresponde ao que realmente aconteceu.
Vejamos: somos do 5º ano, da turma B. As nossas professoras de Área de Projecto pediram-nos para lermos um conto à nossa escolha. Escolhemos o livro "Três Fábulas", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e a predilecta foi “A Cegonha e a Tartaruga”. Seguidamente, a professora Glória Martins pôs pés a caminho e começámos a nossa leitura.
Eis senão quando, à Diana surgiu a ideia… temos uma cegonha, uma tartaruga e só nos falta um narrador para podermos teatralizar esta fábula…
Pois bem, assim foi. Motivação não nos faltou… narradores também não… imaginem a nossa sorte!
A Lídia e a Cassandra Monteiro aí estavam animadas e motivadas com este projecto. Valeu-nos a nossa directora de turma, Filomena Martins, que elaborou os adereços e a directora do PIEF 1, Fátima Veloso, que nos apoiou incondicionalmente.
A equipa da Biblioteca da escola deu-nos todo o apoio necessário, disponibilizando-nos o espaço. O tempo escasseava, mas… não desistimos! Memorizámos as falas das personagens que cada uma interpretou e lá estivemos nós a representar.
Felizmente, público não nos faltou e tão bem comportado e atento que até nos sentimos muito importantes e acarinhadas.
Todos gostamos deste nosso trabalho e aqui estamos com vontade de o repetir!
O nosso muito obrigada a todos.

Cassandra Monteiro
Diana Cerqueira
Lídia Monteiro
Patrícia Cunha

terça-feira, 24 de maio de 2011

XI Torneio de Xadrez - Final

A final do torneio de xadrez foi disputada no passado 20 de Maio entre os alunos da turma D do 9º ano, André Cardoso e Pedro Cunha. É já o décimo primeiro ano consecutivo que se realiza nesta escola esta actividade que continua a atrair muitos adeptos que acorrem à biblioteca escolar.
Vencedores do Torneio:
1º lugar – André Filipe Cardoso – 9º D
2º lugar – Pedro Miguel Cunha – 9º D
3º lugar – João Luís B. Oliveira – 9º D
4º lugar – Bruno Miguel Queirós – 9º D
Parabéns a todos os participantes e ao seu dinamizador, professor Jaime Meneses!

ENCONTRO COM PEDRO SEROMENHO

A apresentação do novo livro de Pedro Seromenho, "Porque é que os animais não conduzem?" foi um sucesso!
Ao longo da manhã de 28 de Abril, os alunos do 1º ciclo das escolas EB1 da Igreja e do Bom Sucesso, bem como a turma Pief2, deliciaram-se com as histórias e as ilustrações de Pedro Seromenho.

Eis alguns testemunhos:

Encontro com Pedro Seromenho!
No passado dia 28 de Abril, fomos, mais uma vez, fazer uma visita à biblioteca da nossa escola.
As professoras, Ana e Cristina, já haviam prometido uma surpresa para breve, mas estávamos todos na expectativa. A curiosidade é terrível! Mas lá chegou finalmente o dia.
Quando entrámos na biblioteca, deparámo-nos com um cenário diferente. As cadeiras e bancos todos perfilados faziam antever que alguma individualidade iria fazer uma aparição.
E assim aconteceu. Após as boas vindas e o acolhimento de todos os alunos, a Coordenadora da biblioteca apresentou-nos a personalidade que tanto aguardávamos: o escritor Pedro Seromenho.
Inicialmente, pensámos que não seria nada interessante. Enfim, ideias das professoras.
Mas o engano foi geral! Como gostámos de ver o senhor escritor a falar das suas personagens. E que personagens! Tão engraçado ouvir a transformação e a criação de cada uma delas! E a nossa curiosidade aguçou, quando o escritor se lembrou de desenhar…
Que dia tão divertido!

Alunos PIEF 2


Mais testemunhos em:

http://pnepigreja.blogspot.com/


UM LIVRO - UM FILME


Mais uma vez os alunos dos cursos EFA do Agrupamento de Escolas de Prado tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão de cinema. O filme escolhido foi "Para a minha irmã", baseado no livro com o mesmo título, da autora Jodi Picoult.


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pedro Seromenho Rocha no Agrupamento


Pedro Seromenho visita-nos uma vez mais, agora para apresentar o seu mais recente livro "Porque é que os animais não conduzem?"



Pedro Seromenho Rocha,de nacionalidade portuguesa, nasceu sob a constelação de gémeos em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde actualmente reside.

Embora formado em Economia, Pedro Seromenho dedica-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros para várias editoras nacionais e estrangeiras.

A sua primeira obra foi um livro de poesia, Rostos e Risos, editado em 2000 pela Editora Calidum.

Em 2001, Pedro colaborou na revista anual Águas Furtadas do Núcleo de Jornalismo Académico do Porto, e também tem feito algumas exposições individuais e colectivas.

Os seus interesses literários centram-se na temática da narrativa infantil - juvenil.

Depois do sucesso do livro A Nascente de Tinta, o autor regressou ao mundo do sonho e da imaginação com O Reino do Silêncio.

Em 2009, publicou o romance juvenil 900, história de um rei, tratando de forma diferente e pedagógica a vida, as batalhas e as paixões do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

Mais recentemente, foram lançados os livros infantis A estrelinha pálida e Porque é que os animais não conduzem?

Folhear os seus livros é viajar pelo mundo da beleza, do sonho, do encanto e da harmonia.