quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Lançamento da coleção de livros infantis RECICLOMANIA, de Pedro Seromenho
No dia 18 de novembro, pelas 21.30h - lançamento da coleção de livros infantis de Pedro Seromenho Rocha
Local: Auditório Principal da AIMinho - Associação Industrial do Minho
Avenida Dr. Francisco Pires Gonçalves, 45
Braga
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Frutos a rimar - alunos do 8º E

Apresentação do concurso “Frutos a Rimar”
No dia 28 de outubro a turma do 8ºE apresentou, na biblioteca, dois trabalhos no âmbito do concurso “Frutos a Rimar”. Todos os presentes admiraram o trabalho apresentado. Esta tarefa exigiu muito de nós pois queríamos que tudo estivesse perfeito.
Depois de tanto rimar, mais uma para terminar:
Fomos muito originais,
E participamos no concurso “Frutos a Rimar”.
Com o Rogério a tocar guitarra,
Toda a gente dançou…
Toda a gente cantou…
E ninguém parou!
Hahahahahaha(...) !!!
Alunos do 8ºE
Leitura dramatizada JOÃO E O FEIJOEIRO MÁGICO - 7ºB
Foi emocionante participar nesta atividade de leitura dramatizada. Aquele público, aquela alegria... Deixou-me orgulhoso do que fiz.
Foi uma experiência espetacular!
Gabriel Sousa
Eu participei e achei uma experiência inovadora!
Bárbara Correia
Acho que foi uma boa lição para a mãe, porque como ela não acreditava no João acabou por ser comida pelo monstro...
Bruna e Aida
Foi uma leitura bonita, interessante, muito bem representada, gostámos muito do monstro e das personagens.
A leitura dramatizada foi muito criativa, engraçada...espetacular!!!!!!
Parabéns! Fizeram um bom trabalho!
Diogo, Stephanie, Rui, Luís Carlos, Luís Diogo, Renato, Marco, Hugo, Ana Filipa, Tiffany, Daniela, Fernando
Dramatização - AÇUCAR ou VENENO - alunos do 7º C
Gostei desta experiência, foi bastante divertida. Um momento emocionante para todos nós.
Fátima Ferreira
Adorei esta experiência inovadora e foi tudo muito divertido...
Dídia Gomes e Cátia Faria
Foi uma experiência nova e aprendi a estar concentrada e a ter à vontade em público.
Mariana
Pela primeira vez representei e foi uma experiência diferente e divertida, principalmente quando o público nos aplaudiu. Adorei!
Jorge Cunha
Gostámos muito da peça. Foi muito divertida e engraçada. Devia fazer-se mais vezes. Os nossos colegas estiveram de parabéns!!!!
Continuem assim!!!!
Ana Catarina, Alexandra, Nelson, Bárbara, Sara Gomes
Gostei muito de participar, da minha personagem e, claro, do público!
Sara Pedrosa
domingo, 30 de outubro de 2011
Frutos a rimar - alunos do 8º D
No dia vinte e oito de Outubro, a nossa turma (8ºD) teve o prazer de participar numa atividade promovida pela Biblioteca escolar no âmbito da Semana das Bibliotecas. A atividade foi preparada sob a orientação das professoras de Língua Portuguesa, Formação Cívica e Educação Musical. Tivemos a oportunidade de declamar poemas da nossa autoria sobre o tema da alimentação, enquanto alguns dos nossos colegas tocavam xilofone. Foi muito divertido!
A turma 8º D
Foi muito interessante! Acho que os nossos poemas estavam originais e o guarda roupa, arranjado por nós resultou bastante bem.
João Marcelo, 8º D
Foi importante para as crianças, que assistiram, aprenderem algo sobre alimentação correta de uma forma divertida.
Daniela Machado, nº6 , 8ºD
De tal forma foi sugestivo, que quase me apeteceu comer uns frutos naquele momento.
Telmo, nº22, 8ºD
Achei engraçado, porque cada disfarce estava adaptado ao poema que era dito!
Sónia Pereira nº21, 8ºD
Foi muito interessante para melhorar os nossos conhecimentos sobre frutos.
David, nº 7, 8ºD
sábado, 29 de outubro de 2011
Um passo de poesia - alunos do 9º C
Foi um momento marcante na nossa vida escolar!
Estas experiências de representar são únicas e aquelas que vão connosco , quando já não andarmos por cá.
Paula, Salete e Soraia - 9ºC
A peça foi interessante e, sem dúvida, um estímulo para a leitura da poesia.
Gostámos de participar, foi divertido.
Cristiana , Diana Costa, Diana Oliveira, Maria Cunha, João Sousa, Marco, Rui Gomes, Carlos, Daniel, Tiago, Ana Araújo e Isabela Capa - 9º C
Nós participámos e considerámos que a experiência foi inovadora e permitiu ensinar novas formas de representar. A turma está de PARABÉNS!!!!
Daniela, Filipa, Gabriel -9º C
Gostámos muito de assistir à peça. Foi o máximo!!!! Muito divertida!! Um desafio superado!!!
Um excelente início para apurarmos o gosto pela poesia!!!!!
Maria José, Ana Sousa, João Prado, Rui Araújo e João Gomes - 9º C

quinta-feira, 27 de outubro de 2011
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2011-2012
Concurso nacional de leitura 2011/ 2012
Regulamento
Objetivos
Tendo em conta a necessidade de promoção da leitura nas escolas, a comissão organizadora do concurso de leitura – biblioteca escolar e professores de português – promove, no ano letivo de 2011/2012, o concurso nacional de leitura, com o objetivo de estimular a prática da leitura entre os alunos.
Condições gerais de participação
A participação no concurso está aberta a todos os alunos do 3º ciclo do ensino básico que se inscreverem, dentro do prazo estipulado (15 de Novembro).
Para participarem no concurso nacional de leitura, os concorrentes comprometem-se a submeter-se ao presente regulamento e às decisões do júri envolvido.
Categorização dos concorrentes
Os concorrentes serão inseridos numa única categoria: alunos do 3º Ciclo.
Júri a Nível de Escola (constituição)
O júri a nível de escola será constituído por elementos da equipa da biblioteca e por professores do 3º Ciclo de língua portuguesa.
Competências do júri da escola
Cabe ao júri da escola a organização do concurso, bem como a elaboração das respetivas provas, a fixação das obras propostas para leitura, a divulgação da lista dos concorrentes vencedores e a supervisão de todo o processo relacionado com o concurso a nível da escola.
Fases do concurso ao nível da escola
Após o anúncio público do concurso nacional de leitura, as provas ao nível da escola serão organizadas em três fases:
2ª Fase - Período de várias semanas em que decorre a leitura, até final do 1º período.
3ª Fase - Realização das provas finais entre os concorrentes, até ao dia 6 de janeiro de 2012, na biblioteca.
- Correção dos testes e seriação dos concorrentes, até um máximo de três alunos. Afixação da lista dos alunos vencedores.
Esta fase terminará impreterivelmente no dia 12 de Janeiro de 2012.
1ª Fase – 2011 -2012
Da lista abaixo apresentada, retirada das propostas de leitura do PNL, deverás escolher, pelo menos, dois livros, de acordo com as tuas preferências.
Inscreve-te até ao dia 15-11-2011
Esta 1ª fase do Concurso decorre até 6 de janeiro de 2012.
Oportunamente serão divulgadas as datas em que terás de prestar provas das tuas leituras.
LISTA DE OBRAS E AUTORES
- História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, Luís Sepúlveda
- Leandro, rei da Helíria, Alice Vieira
- Os sonhos de Einstein, Alan Lightman
- A lua de Joana, Maria Teresa Maia Gonzalez
- Contos, Eça de Queirós
- Auto da Índia, Gil Vicente
- O principezinho, Antoine de Saint-Exupéry
Nota: Faz a tua escolha de acordo com os teus interesses, independentemente do ano de escolaridade.
Consulta o regulamento na tua biblioteca!
Os responsáveis pelo PNL da EB 2,3 de Prado
Comentários à visita do escritor Flávio Monte
Doces palavras compõem a poesia do novo livro de Flávio Monte "Alto relevo" numa viagem sentida às suas raízes e vivências.
Um grupo de docentes do agrupamento presentes no encontro com o escritorGostei muito de ler o excerto do conto «A Consoada», acho que o ambiente de uma casa barrosã estava ali muito bem recriado. Foi muito enriquecedor poder ouvir o testemunho de Flávio Monte sobre aqueles ambientes.
Todos temos momentos brilhantes, eu tive o meu por ter a possibilidade de ter partilhado a leitura de um pequeno texto do livro «Alto Relevo» da autoria do aqui presente Flávio Monte. Daí o meu muito obrigada pela oportunidade!
Filomena Faria, turma NSC
Filomena Faria, turma NSC
Acho que foi muito interessante esta sessão, onde tivemos a oportunidade de contactar com um escritor duma região relativamente próxima da nossa e poder colocar-lhe questões de perto.
Celso Barros EFA -NSB
Gostei da forma como o escritor nos transmite, através desta obra, experiências que viveu e que nos transportam para o ambiente em que ele cresceu.
É muito positivo a escola poder trazer até nós novos escritores e dar-nos a possibilidade de dialogarmos com eles. No caso de Flávio Monte há que realçar o seu espírito de comunicador e a sua proximidade com os formandos.
Publicada por
Coordenação da BE/CRE da E.B.2,3 de Prado
em
quinta-feira, outubro 27, 2011
Nenhum comentário:
Etiquetas:
EFA,
ESCRITORES visitam a BE
domingo, 23 de outubro de 2011
24 de outubro - DIA MUNDIAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Neste dia 24 de outubro, vamos festejar o livro e a leitura!
Pelas 21h, o escritor Flávio Monte estará presente na escola para nos falar da sua mais recente obra Alto Relevo.
Não deixes de participar nesta atividade da BE!
Pelas 21h, o escritor Flávio Monte estará presente na escola para nos falar da sua mais recente obra Alto Relevo.
Não deixes de participar nesta atividade da BE!
terça-feira, 18 de outubro de 2011
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 2011
Rapp de Fruta
Se eu fosse um kiwi
Estivesse ao sol
Ficava docinho
Só p’ra t’agradar
Se eu fosse um mirtilo
Ficava azulinho
Só p’ra condizer
Com o teu olhar
Só p’ra condizer
Com o teu olhar
Se eu fosse um melão
Crescia, crescia
Só para chegar
ao teu coração
Se eu fosse uma uva
Subia à videira
Só p’ra ter a certeza
Que seria a primeira
Se eu fosse uma manga
Apanhava um avião
Para ser mais rápido
Para ser mais rápido
Alcançar-te o coração
Se eu fosse um amora
Tirava ao tempo
Mais que uma hora
Para estar contigo
Se eu fosse um morango
Amava-te, amava-te
Se fosse preciso,
Içava-te à lua!
9º C – Formação Cívica
sábado, 15 de outubro de 2011
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)















