quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Língua Materna


Dia Internacional da Língua Materna
                                                                     21 de fevereiro

 

 
“A Minha Pátria é a Língua Portuguesa”
- Fernando Pessoa –

    A língua materna faz parte da nossa identidade cultural e nacional.
É com ela que comunicamos, pensamos, sentimos, criamos. A nossa língua tem cerca de 250 milhões de falantes.

    Esta efeméride foi proclamada pela UNESCO em 1999 e reconhecida formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas. A situação que lhe deu origem remonta a 1948; nesse ano, o Governo do Paquistão declarou o urdu como única língua oficial para todo o território; no atual Bangladesh, cuja maioria de falantes tinha como língua materna o bengali, houve protestos. Em 21 de fevereiro de 1952, em Dhaka, durante uma manifestação em defesa do reconhecimento do bengali, alguns estudantes universitários e ativistas políticos acabaram por ser mortos pelas forças policiais.

      Ao comemorar o Dia Internacional da Língua Materna pretende-se proteger todas as línguas faladas no Mundo, homenageando tradições culturais e respeitando a diversidade linguística, pois algumas estão em risco de desaparecer…

 
Links :
https://www.youtube.com/watch?v=-jIU2xvH614
 
 

 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Importância da Leitura

 


         "Porque quem muito lê, bem escreve e muito sabe! "


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

DIA DA INTERNET MAIS SEGURA 2019


No dia 5 de fevereiro de 2019, comemora-se o Dia da Internet Mais Segura.
Para que este dia seja assinalado, convidamos a comunidade escolar a dinamizar atividades sobre as temáticas relacionadas com a Segurança Digital, durante o mês de fevereiro de 2019.
Esta é a oportunidade perfeita para introduzir, ou reforçar, os temas da segurança digital entre alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e pais.
Vamos envolver a escola!
Colabora!

Dia Mundial da Luta contra o Cancro

4 de outubro
DIA MUNDIAL
DE LUTA
CONTRA O CANCRO
Prevenção é preciso!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

O Regicídio


 

REGICÍDIO
(Morte do Rei D. Carlos I)

“ O Princípio do Fim da Monarquia Portuguesa”

1 de fevereiro de 1908

 

O assassinato do rei D. Carlos e do Príncipe herdeiro, D. Luís Filipe, foi o prenúncio do fim da monarquia em Portugal.
Os problemas de descrédito na monarquia vinham já desde o Ultimato Inglês, em 1890, a crise financeira e os adiantamentos à Casa Real. A decisão do rei D. Carlos, em Maio de 1907, de manter João Franco como chefe de governo, em forma de ditadura, quando este perdeu a maioria nas câmaras do parlamento (a Câmara dos Deputados e a Câmara dos Pares), foi contestada por todos os partidos, com exceção, obviamente, do de João Franco. Durante meses, o rei foi violentamente atacado na imprensa.
A família real regressa a Lisboa depois de uma temporada de caça em Vila Viçosa. O Rei D.  Carlos tinha acabado de assinar no Alentejo a sua sentença de morte. Apesar do ambiente de grande tensão e contestação à monarquia, o Rei decide atravessar o Terreiro do Paço num landau aberto e com uma pequena escolta. Entre a multidão encontravam-se atiradores da Carbonária (uma sociedade secreta defensora dos ideais republicanos), pronta para matar D. Carlos.
Com efeito, o regicídio de 1908 teve um profundo impacto, pois os republicanos ganhavam cada vez mais força. Neste ambiente de instabilidade e tensões, sobe ao trono D. Manuel II, jovem e inexperiente. Com falta de preparação para governar, teve muitas dificuldades para manter a ordem no país e em conter a fúria republicana.
 A monarquia estava assim já muito fragilizada e dois anos depois é Proclamada a República, em 5 de outubro de 1910.
 





 

Link:

“Uma Viagem ao Dia do Regicídio” :

https://www.youtube.com/watch?v=j0N9lKY_uao1 de fevereiro de 1908

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Importância da leitura

 
LIVRO
 
 " UMA  JANELA  ABERTA  PARA  O  MUNDO "
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 



 

Dia da Não Violência


 
            Dia Escolar da Não Violência e da Paz   

 “ A força gerada pela não violência é infinitamente maior do que a força de todas as armas inventadas pela engenhosidade do homem.”

 - Gandhi -
 



O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora - se anualmente a 30 de janeiro. Esta data foi escolhida assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.
Mahatma Gandhi (“grande alma”), foi acima de tudo um ativista da Não - violência. Formado em Direito, foi um político e líder no movimento de independência da Índia, que era governada pelos ingleses.
A finalidade do Dia Escolar da Não Violência e da Paz pretende alertar os alunos, docentes, pais e governantes para a necessidade de uma Educação para a Paz, que promova valores, como:
-  o Respeito, a Tolerância, a Cooperação, a Solidariedade e a Não - violência.                                 




Link:

Biografia de Gandhi

    https://www.youtube.com/watch?v=i6hU267J8Ug                                                                           

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Holocausto


Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto 

 27 de janeiro 

" Porque o tempo passa, mas a memória permanece…”


     O "Holocausto" é uma palavra de origem grega que significa "sacrifício pelo fogo", mas o significado moderno do Holocausto é o da perseguição e extermínio de cerca de seis milhões de judeus, como consequência do nazismo Hitleriano.
     Os nazistas, chegaram ao poder na Alemanha em janeiro de 1933 e defendiam a superioridade da raça ariana, ou seja, que os alemães eram " superiores" e que os judeus eram "inferiores", sendo uma ameaça à auto-intitulada à “pureza” dos alemães. Durante o Holocausto as autoridades alemãs também destruíram grandes partes de outros grupos considerados "racialmente inferiores": os ciganos (pelo menos 200.000 vítimas), os deficientes físicos e mentais, e eslavos. Outros grupos, eram perseguidos por seu comportamento político, ideológico ou comportamental, tais como os comunistas, os socialistas e os homossexuais. Guetos (bairros fechados) e campos de concentração, como Treblinka e Auschevitz, eram os espaços usados para proceder à eliminação de todos aqueles que não tinham capacidades de trabalho. 
      As atrocidades cometidas contra os judeus foram de todo o tipo: humilhações diversas, cobaias para experiências ditas científicas (eugenismo), mão de obra escrava nos campos de trabalho e fábricas de armamento, fuzilamentos e extermínio nas câmaras de gás…
      Em 1933, a população judaica europeia era de mais de nove milhões de pessoas. A maioria dos judeus europeus vivia em países que a Alemanha nazista ocuparia ou viria a influenciar durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1945, aquando do fim da guerra, os alemães e seus colaboradores já haviam assassinado dois entre cada três judeus europeus, em uma operação por eles denominada "Solução Final”.



- Um olhar sobre o  Holocausto -



quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

DIA MUNDIAL DA LIBERDADE


DIA MUNDIAL DA LIBERDADE

23 de janeiro

“Um Olhar sobre a Liberdade…”




A liberdade é um direito fundamental de todos os seres humanos para agirem de acordo com a sua consciência, realizarem as suas próprias escolhas e opções de vida, sem proibição ou impedimento, desde que dentro dos limites da lei.
Desde tempos antigos que se defende este direito, basta lembrar a mensagem Universal de Jesus Cristo e as revoltas dos escravos no Império Romano.
 Estes valores de liberdade do indivíduo, de consciência, de expressão, foram especialmente defendidos e difundidos com as ideias dos Iluministas franceses, do século XVIII.
Em nome da liberdade e do enorme, desejo de liberdade de alguns, o mundo foi mudando, encontrando outras formas de ser e estar.
 Em Portugal, o Dia da Liberdade celebra-se a 25 de abril, em homenagem à Revolução dos Cravos, porém a data internacional, criada pela ONU e proclamada pela UNESCO, para comemorar a LIBERDADE é o dia 23 de janeiro.
Com efeito, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada pela ONU, em 1948, contempla a liberdade no Artigo 1.º:
            “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
             Por ser um direito básico do Homem, deve- se saber que a nossa liberdade acaba quando pomos em causa a liberdade e os direitos do outro.
           Poema “Liberdade”, de Fernando Pessoa, declamado por João Vilaret

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

PORQUE LER É SABER


PORQUE LER É … SABER! 

     Num mundo globalizado como o dos nossos dias, onde a internet apresenta todo o tipo de informação e novidades, o tempo ou a motivação para fazer uma leitura tende a diminuir.
     Apesar de sabermos que os livros trazem benefícios para a nossa mente, pois ler um livro expande os horizontes, aumenta o vocabulário e nos torna mais flexíveis para argumentar, os nossos jovens têm cada vez mais colocado de lado a leitura.
     Como afirmou F. Bacon, “os livros têm grande importância em nossas vidas não só porque auxiliam na construção de nosso conhecimento, mas também porque nos trazem palavras de encanto, doçura e suavidade”.
     Na atualidade, a frequência das bibliotecas, muitas das vezes, relaciona-se com a possibilidade de ter acesso a um computador para realizar diferentes trabalhos, assistir a um filme, ou participar em outras atividades relativas ao PAA.
     Em Portugal, já se chegou a uma fase em que se volta a dar valor e importância às bibliotecas itenerantes, no sentido de recriar os apetecíveis ambientes de leitura, em que todos corriam para requisitar o melhor livro, ou pelo menos, aquele que estava na ordem do dia.
     Há que recriar hábitos de leitura, aprender a sonhar e a viajar com os livros, sentir o cheiro de um velho ou de um novo livro... Por isso, tenham uma ótima leitura!




Link:
Importância e benefícios da leitura