terça-feira, 29 de outubro de 2013

Biblioteca escolar - uma porta para a vida


No âmbito do Mês internacional da biblioteca escolar, o 8º D participou com produções poéticas, imbuídas de sentido. Os alunos apropriaram-se da linguagem plurissignificativa e a poesia foi lida e entrecortada com sons ritmados do batuque. Em jeito de refrão, invocaram um terceto em rap, ornando as composições poéticas com momentos de boa disposição e alegria, à procura de metamorfosear janelas de sentidos, abrindo portas para a vida.

Biblioteca escolar - uma porta para a vida

8º C
Para comemorar o Mês das bibliotecas escolares, o 8º C fez uma leitura encenada do texto “Uma janela especial” da obra Sentados no silêncio, de Alexandre Honrado. Esta encenação consistiu na recriação da personagem a “velhota”, a quem chamam “bruxa, maga feiticeira”, como se esta usufruísse de poderes mágicos. Neste momento, houve também espaço para o som de pequenos acordes da viola e ainda momentos de pequenos “borrifos” de graciosas pétalas. No final da encenação, entregaram alguns cartões com poesias e pensamentos criados nas aulas de português.

Receção aos alunos do 5º ano na BE

bibliotecaprado's 5ano album on Photobucket

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Revista Momentos apresentada hoje no Agrupamento de Escolas de Prado







bibliotecaprado's Momentos album on Photobucket
Revista Momentos apresentada hoje no Agrupamento de Escolas de Prado, por Eduardo Jorge Madureira - http://blogues.publico.pt/pagina23/2013/10/01/revista-momentos-apresentada-hoje-no-agrupamento-de-escolas-de-prado/

“O que há do outro lado?” A per­gunta é o tema da revista Momen­tos, edi­tada pela Bib­lioteca Esco­lar do Agru­pa­mento Ver­ti­cal de Esco­las de Prado, Vila Verde, e esta tarde apre­sen­tada a alunos e pro­fes­sores durante uma sessão real­izada na Bib­lioteca da Escola EB 2,3 de Prado. A Momen­tos, que tem a direcção, coor­de­nação e con­cepção grá­fica de Ana Mag­a­l­hães, Eduarda Ribeiro, Helena Rodrigues, Manuel Mon­teiro, Nuno Almeida e Rosa Xavier, faz parte do reduzido lote de pub­li­cações esco­lares inve­jáveis. Inve­jável pela sem­pre ren­o­vada capaci­dade para sur­preen­der os leitores graças, desde logo, a um exce­lente grafismo colo­cado ao serviço de uma muito bem suce­dida com­bi­nação de arti­gos, entre­vis­tas, poe­mas, reporta­gens, desen­hos, fotografias e ilus­trações de enorme qual­i­dade. Per­ante um con­junto tão inter­es­sante de tex­tos e de ima­gens, é difí­cil a tarefa de destacar seja o que for. Entre as “Histórias em 77 palavras sem a letra A”, de Ali­cia Oliveira e de Mafalda Araújo, alu­nas da turma D do 7.º ano – fazendo lem­brar o escritor francês Georges Perec e os seus ami­gos do grupo OULIPO(Ouvroir de Lit­téra­ture Poten­tielle), que escreviam tex­tos respei­tando restrições pre­vi­a­mente com­bi­nadas – e as evo­cações do poeta Manuel António Pina, por Helena Rodrigues; do can­tor António Vari­ações, por Ana Mag­a­l­hães, ou do artista plás­tico Vítor Lago Silva, por Susana Chiocca, pas­sando pelas “Per­son­al­i­dades e ros­tos”, desen­hados por alunos do 6.º ano, muito há para ler e ver nestes Momen­tos, onde tam­bém se encon­tra um texto do direc­tor pedagógico do PÚBLICO na Escola.

terça-feira, 1 de outubro de 2013