sexta-feira, 26 de outubro de 2007

“Uma Janela para o Mundo…”


Na sua prática diária, o professor que deseje “abrir” o espírito dos seus alunos, deve-os orientar para caminhos e métodos que, sendo-lhes estranhos inicialmente, os vão conduzir a um universo de conhecimentos e verdades. Numa era em que a Net é a “auto-estrada” da informação, a Biblioteca Escolar, mais do que nunca, deve promover o gosto pela leitura (ferramenta essencial para interpretar o mundo) e abrir novos horizontes, tornando-se um espaço interactivo, que estimule a Literacia, a Cidadania e a Imaginação.
Neste contexto, não pode ser uma “ilha” isolada no seio da escola …. deve fomentar uma estreita ligação com todo o processo de aprendizagem e tornar-se um espaço interventivo e dinamizador de actividades que potenciem as diversas capacidades dos alunos. Deve ser um local recheado de “ferramentas” abertas à comunidade educativa e ao mundo. Assim, a nossa biblioteca recebe e agradece a colaboração de todos os agentes educativos.
Neste sentido se integra a Comemoração dos “Dias da História”, através dos quais se pretende sensibilizar os alunos para factos do passado que, diariamente marcam o seu presente, o seu quotidiano, fazendo-os sentir peça integrante da nossa História. Além disso, contribuir para a formação de uma consciência social e cívica, onde os Direitos Humanos têm que ser conhecidos, respeitados e valorizados.
A primeira actividade deste período lectivo relaciona-se com o 5 de Outubro de 1910, isto é, com a Implantação da República Portuguesa, abrindo-se deste modo uma pequena janela sobre a História de Portugal, de ontem e de sempre … e assim, a transmitimos ao mundo…


Manuela Fernandes

Sem comentários: