quarta-feira, 15 de abril de 2009

O meu percurso no Concurso Nacional de Leitura



Adorei a ideia de participar neste concurso e por isso me inscrevi. Considero que valeu a pena, pois para além de enriquecer os meus conhecimentos, fiz novas amizades.
Eu, a Gisela e a Joana passámos na primeira fase que decorreu na Biblioteca da nossa escola. Em seguida, lemos mais dois livros - “O Circo de papel”, de Vergílio Alberto Vieira e “Rosa, minha irmã Rosa”, de Alice Vieira - e realizámos as provas da segunda fase distrital, na Biblioteca Lúcio Craveiro, em Braga.
No dia 4 de Abril, fomos convidadas a participar na cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores que irão à fase final, a Lisboa.
Eu, acompanhada da minha mãe e irmã, encontrei-me com a professora Helena, na Biblioteca Lúcio Craveiro e sentámo-nos no auditório, com alguma expectativa, mas sem grandes ambições. Inicialmente, assistimos à representação da peça de teatro " O circo de papel". Foi muito engraçado, especialmente na parte em que os actores que representavam as duas personagens, Papelinho e Papelão, se enganaram nos papéis, mas resolveram a situação com algum improviso. Também estava lá o autor, Vergílio Alberto Vieira, que se divertiu e falou um pouco sobre esta e outras obras suas. Além deste escritor, falou um representante do Júri, a Bibliotecária e outras personalidades. Ali sentada, também eu me senti importante.
Para encerrar a cerimónia, foram revelados os nomes dos vencedores e todos os concorrentes receberam um Diploma e pequenos brindes do Plano Nacional de Leitura (um porta-chaves e uma caneta). Nenhuma das três alunas da nossa escola foi premiada, mas a participação foi o mais importante e para o ano, conto estar mais preparada.
Enfim, foi uma experiência muito interessante e enriquecedora! Para mim, abrir um livro e ler o seu conteúdo é esquecer todos os problemas que existem e entrar num universo maravilhoso, dando asas à imaginação.

Adriana Macedo – 7ºD

Sem comentários: