quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

À espera de Ondjaki...


Foi precisamente no deambular da obra literária do autor Ondjaki que os alunos do 8º ano, turma C, folhearam poemas e contos, na expectativa do almejado encontro – escritor/leitores.
Efetivamente, as atividades preparadas tinham o propósito de revelar um pouco do conhecimento efetuado nessa diminuta “viagem”. E aconteceu.
No dia 29 de novembro, na biblioteca do agrupamento de Prado, iniciou-se a atividade dedicada ao autor Ondjaki com a leitura de uma nota biográfica. Seguidamente, a partir do índice temático do livro MATERIAIS PARA CONFEÇÃO DE UM ESPANADOR DE TRISTEZAS, os alunos apresentaram uma pequena história, criada na aula de Português, adornada com imagens ideadas na disciplina de Laboratório de Imagem.
Depois, elencaram diversas questões associadas ao perfil do autor e ao percurso literário, ressaltando o seu lado de “inventor” linguístico. Neste entrecruzar, despontou um momento, numa harmoniosa díade de ledores, que consistiu na leitura de fragmentos feita pelo João e Catarina do livro Uma Escuridão Bonita que enterneceu a plateia.

Ana M.

Nenhum comentário: