sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

O Regicídio


 

REGICÍDIO
(Morte do Rei D. Carlos I)

“ O Princípio do Fim da Monarquia Portuguesa”

1 de fevereiro de 1908

 

O assassinato do rei D. Carlos e do Príncipe herdeiro, D. Luís Filipe, foi o prenúncio do fim da monarquia em Portugal.
Os problemas de descrédito na monarquia vinham já desde o Ultimato Inglês, em 1890, a crise financeira e os adiantamentos à Casa Real. A decisão do rei D. Carlos, em Maio de 1907, de manter João Franco como chefe de governo, em forma de ditadura, quando este perdeu a maioria nas câmaras do parlamento (a Câmara dos Deputados e a Câmara dos Pares), foi contestada por todos os partidos, com exceção, obviamente, do de João Franco. Durante meses, o rei foi violentamente atacado na imprensa.
A família real regressa a Lisboa depois de uma temporada de caça em Vila Viçosa. O Rei D.  Carlos tinha acabado de assinar no Alentejo a sua sentença de morte. Apesar do ambiente de grande tensão e contestação à monarquia, o Rei decide atravessar o Terreiro do Paço num landau aberto e com uma pequena escolta. Entre a multidão encontravam-se atiradores da Carbonária (uma sociedade secreta defensora dos ideais republicanos), pronta para matar D. Carlos.
Com efeito, o regicídio de 1908 teve um profundo impacto, pois os republicanos ganhavam cada vez mais força. Neste ambiente de instabilidade e tensões, sobe ao trono D. Manuel II, jovem e inexperiente. Com falta de preparação para governar, teve muitas dificuldades para manter a ordem no país e em conter a fúria republicana.
 A monarquia estava assim já muito fragilizada e dois anos depois é Proclamada a República, em 5 de outubro de 1910.
 





 

Link:

“Uma Viagem ao Dia do Regicídio” :

https://www.youtube.com/watch?v=j0N9lKY_uao1 de fevereiro de 1908

Sem comentários: