terça-feira, 11 de junho de 2019

Efemérides


Dia de Portugal, de Camões
 e
das Comunidades Portuguesas
 ( 10 de junho )

 
   
     No dia 10 de Junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´Os Lusíadas.
   Habitualmente, o Estado  no Dia de Portugal tem um programa com muitas atividades, como desfiles e demonstrações militares, quer em Portugal, quer nas Comunidades Portuguesas espalhadas pelo Mundo. É assim o dia da Língua Portuguesa e do Cidadão Nacional.
     Este ano, as Comemorações foram organizadas por J. Miguel Tavares, cujo discurso foi muito emblemático e aplaudido, pelo seu cariz crítico e humanista.
    Durante a ditadura salazarista ( e Estado Novo ) até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, o dia 10 de Junho era celebrado como o “Dia da Raça", a raça portuguesa ou dos portugueses”. Era deste modo aproveitado para exaltar o sentimento nacionalista. Como Camões foi uma figura emblemática, associada aos Descobrimentos, foi usado como forma de o regime celebrar os territórios coloniais e o sentimento de pertença a uma grande nação espalhada pelo mundo, com uma língua comum.
    Atualmente, mais importante que as ideias nacionalistas,  como frisou J. Miguel Tavares, devemos dar importância aos valores humanistas, para que as futuras gerações defendam os Direitos Universais do Homem, sem limitações e discriminações de cor, raça, religião...

    

Sem comentários: