A atípica 14.ª edição do concurso, realizada por Zoom, obrigou a organização a alterar o esquema de participação dos alunos, apelando à imaginação, à solidariedade e ao espírito colaborativo da Rede de Bibliotecas de Vila Verde.
Assim, esta fase foi dividida em duas partes: primeiro os alunos selecionados na primeira fase em cada agrupamento de escolas realizaram a prova escrita. Os seis melhores alunos por ciclo de escolaridade passaram à prova oral e gravaram em vídeo a leitura de um excerto do livro escolhido, justificando igualmente a sua opção.
Os alunos do 1.º ciclo leram História de um gato e de um rato que se tornaram amigos e os do 2.º ciclo História de um caracol que descobriu a importância da lentidão, ambos de Luís Sepúlveda, uma singela homenagem da organização ao escritor recentemente falecido, vítima da Covid-19, depois de ter participado na edição de 2020 do “Correntes d’Escritas”, na Póvoa de Varzim.
Os alunos do 3.º ciclo leram Ilha Teresa, de Richard Zimler, e os do ensino secundário Mr. Pip, de Lloyd Jones.
Os vídeos foram compilados num filme, com a duração de cerca de uma hora, e visionado na final concelhia ocorrida, nas palavras da coordenadora da Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, Manuela Barreto Nunes, “numa feliz coincidência com o Dia Internacional da Mulher”.
O filme começou com a mensagem da Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes.
“Comovente”, “mágico”, “espetacular”, “top” foram alguns dos adjetivos que o público deixou, durante o visionamento, nos comentários.
Missão difícil tem sempre o júri. Este ano, como frisou, a participação dos alunos foi extraordinária e as provas foram excelentes, o que muito complicou as suas decisões.
A porta-voz do júri, a escritora e contadora de histórias, Estefânia Surreira, com o coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde, José Ismael Graça, e com a coordenadora interconcelhia de bibliotecas escolares, Fernanda Freitas, anunciou os representantes do Concelho de Vila Verde na fase intermunicipal – CIM Cávado, nos próximos dias 21 e 22 de abril.
Alunos apurados
1.º Ciclo
Carolina Machado Lima Silva – AE de Prado
Duarte da Silva Pinto Dourado – AE de Prado
Frederica Vilaverde Rodrigues – AE de Vila Verde
Guilherme Rodrigues da Cunha – AE de Prado
Menção Honrosa:
Lara Guimarães Azevedo – AE de Vila Verde
Renato Amaro Alves – AE de Vila Verde
2.º Ciclo
Afonso Rodrigues Pinheiro – AE de Vila Verde
Inês da Silva Abreu – AE de Vila Verde
Matilde Azevedo Rodrigues – AE de Moure e Ribeira do Neiva
Rodrigo Fernandes Gomes – AE de Moure e Ribeira do Neiva
Menção Honrosa:
Joana Maria Ferreira Figueiredo – AE de Prado
Vicente Fernandes Faria – AE de Vila Verde
3.º Ciclo
Beatriz Pinto Dourado – AE de Prado
Maira Jhuli de Jesus Fortunato – ES de Vila Verde
Margarida Gama Cadilhe – AE de Vila Verde
Victor Hugo Ramos Dornelas – ES de Vila Verde
Menção Honrosa
Ao Si Chen – AE de Prado
Dinis Dias Ferreira – ES de Vila Verde
Ensino Secundário
Brenda Lucas – ES de Vila Verde
Giulia Seixas – ES de Vila Verde
Jorge Araújo – ES de Vila Verde
Lorena Moreira – ES de Vila Verde
Menção Honrosa
Arno Fernandes – ES de Vila Verde
Manuel Castro – ES de Vila Verde