quarta-feira, 26 de abril de 2023

21 de maio - Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

 


Assinala-se a 21 de maio o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento que celebra não apenas a riqueza das culturas do mundo, mas também o papel fundamental do diálogo intercultural para alcançar a paz e o desenvolvimento. 

A diversidade cultural é um património comum da humanidade e por isso foi proclamado o Dia Mundial da Diversidade Cultural para Diálogo e Desenvolvimento, através da resolução 57/249, adotada pela Assembleia Geral da ONU de 20 de fevereiro de 2003.

Assente nos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, esta data procura afirmar valores como o respeito pela diferença entre culturas, a solidariedade entre os povos, a coesão social e o diálogo.

Sublinha, também, a importância da cooperação para alcançar a paz e para uma convivência plena e harmoniosa.

A diversidade cultural é uma condição inerente à sociedade, devendo ser entendida como expressão da diversidade humana, não sendo exclusiva de grupos minoritários (migrantes, grupos étnicos, religiosos, entre outros).

No âmbito da componente curricular ‘Cidadania e Desenvolvimento’, assume-se como relevante promover uma educação assente nos valores e princípios do Diálogo Intercultural, da Diversidade e do Pluralismo.

Neste contexto, desafiam-se as Escolas a juntarem-se à celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, dinamizando iniciativas focadas na expressão A DIVERSIDADE CULTURAL É A NOSSA RIQUEZA.

O convite da Direção de Serviços de Projetos Educativos-DGE e da Rede de Bibliotecas Escolares sugere o desenvolvimento de atividades centradas na palavra, na sua expressão oral, escrita e gestual (frases, poemas, outros textos), em diversos suportes, por parte das crianças e dos jovens dos diversos níveis e ciclos de educação e ensino, que possam testemunhar a riqueza da diversidade cultural.

Documentação ilustrativa das atividades desenvolvidas na Escola poderá ser enviada para a Rede de Bibliotecas Escolares, com vista a eventual publicação.

Para que, em tempo real, seja possível, coletivamente, ler e escutar as vozes de todos os participantes, sugere-se o uso do hashtag #diversidadecultural para todos os conteúdos e publicações da efeméride.

Os trabalhos e atividades de cada escola ou agrupamento de escolas devem ser colocados no formulário de partilha da RBE.

 

segunda-feira, 17 de abril de 2023

EXPOSIÇÃO "TELAS DA PAZ"

De 17 a 20 de abril de 2023, estará patente, na Biblioteca da EB de Prado, a exposição itinerante "Telas das Paz", resultante da comemoração do Dia Internacional da Cidade Educadora.

Destaca-se a colaboração do Agrupamento de escolas de Prado, do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, do Agrupamento de escolas de Vila Verde, da Escola Secundária de Vila Verde, da Escola Profissional Amar Terra Verde e da APPACM com o Município de Vila Verde, com a ilustração do tema, plasmado em seis telas que podem ser apreciadas pela comunidade educativa, das 8h30 às 17h30.











sexta-feira, 14 de abril de 2023

23 de abril - DIA MUNDIAL DO LIVRO



 O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril.

​Esta data foi escolhida com base na lenda de São Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro.

Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exatamente em abril.

Também a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, em 2023, presta homenagem a alguns autores portugueses, cujos centenários de nascimento se assinalam: Eduardo Lourenço (1923-2020), Eugénio de Andrade (1923-2005), Mário Cesariny (1923-2006), Mário-Henrique Leiria (1923-1980), Natália Correia (1923-1993) e Urbano Tavares Rodrigues (1923-2013).

O cartaz comemorativo do Dia Mundial do Livro 2023 é da autoria da LUPA Design.

As BE de Prado convidam alunos e professores a realizarem trabalhos no sentido de darem destaque aos seis autores, cuja obra é de particular importância para a literatura portuguesa e mundial.

domingo, 2 de abril de 2023

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Eu sou um livro, lê-me. por Vagelis Iliopoulus 

Eu sou um livro. 

Tu és um livro. 

Todos somos livros. 

A minha alma é a história que conto. 

Todos os livros contam a sua história. 

Podemos parecer muito diferentes - 

uns grandes, uns pequenos, 

uns coloridos, uns a preto e branco, 

uns com poucas páginas, outros com muitas. 

Podemos dizer coisas parecidas ou completamente diferentes, 

é essa a nossa beleza. 

Seria aborrecido sermos todos iguais. 

Cada um de nós é único. 

E cada um tem direito a ser respeitado, 

a ser lido sem preconceito, 

a ter espaço na tua biblioteca. 

Podes ter uma opinião sobre mim. 

Podes querer questionar ou comentar o que lês. 

Podes voltar a arrumar-me na prateleira 

ou ficar comigo perto, a viajar durante muito tempo. 

Mas nunca deixes que ninguém se livre de mim 

ou me mande para outra estante. 

Nunca peças que me destruam, nem permitas que o façam. 

E se outro livro chegar vindo de outra estante, 

porque algo ou alguém o afastou, 

abre espaço. 

Ele cabe junto a ti. 

Tenta sentir o que ele sente. 

Compreendê-lo. Protegê-lo. 

Podes um dia estar no seu lugar. 

Porque também tu és um livro. 

Somos todos livros. 

Vá, di-lo bem alto para que todos te ouçam. 

«Eu sou um livro, lê-me.» 


Tradução de Ana Castro a partir do inglês