segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

DIA DA RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA

Tal como o previsto no Plano de Actividades de História, realizou-se no dia 1 de Dezembro a Comemoração da Independência Portuguesa.
Este acontecimento merece especial destaque, pois simboliza a Restauração da Independência Portuguesa e reposição da legalidade perdida e usurpada em 1580.

Efectivamente, Portugal, durante o Domínio Filipino, sofreu muitas alterações a nível económico-financeiro e social que, progressivamente provocaram o descontentamento dos portugueses. Por tudo isso, os fidalgos começaram a conspirar, contando para Rei com o Duque de Bragança - D. João. À primeira badalada das 9 horas da manhã de 1 de Dezembro de 1640, um Golpe de Estado, logo convertido em Revolução Popular, pôs fim a 60 anos de Domínio Filipino.
Após estes acontecimentos, as Cortes de Lisboa aclamaram D. João, Duque de Bragança como Rei de Portugal, ou seja, D. João IV.

A sensibilização para este período histórico decorreu de 1 a 1O de Dezembro, em vários espaços educativos da nossa escola (polivalente, entrada dos blocos e salas de aulas), destacando-se especialmente a realização de uma pequena exposição na BIBLIOTECA.
A principal finalidade desta actividade era dar a conhecer o significado deste feriado e símbolo da História de Portugal e contribuir para a formação de uma consciência cívica nos nossos alunos, pois ser cidadão é também participar da identidade cultural e histórica do país.
Alem disso, pretendia-se desenvolver outras capacidades como:
* Pesquisa e criatividade;
* espírito crítico;
* prática da interdisciplinaridade.
Neste sentido os professores orientaram os alunos na realização de vários trabalhos. Estes foram de índole diversa, nomeadamente produção de textos, desdobráveis, cartazes, PowerPoints (a utilizar e explorar nas aulas). Há a realçar essencialmente os trabalhos realizados pelas turmas C,D e E do 8ºano.

Sem comentários: