terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Encontro com a escritora Isabel Alçada




ISABEL ALÇADA, nome literário e profissional de Maria Isabel Girão de Melo Veiga Vilar, nasceu em Lisboa a 29 de maio de 1950.
Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Lisboa, em 1974.
Iniciou funções como professora Português e História do Ensino Básico em 1976. Depois de ter sido colega de Ana Maria Magalhães, na Escola EB 2/3Fernando Pessoa, formou com esta uma dupla na escrita juvenil, inaugurada com Uma aventura...na cidade, em 1982. A coleção Uma Aventura revelar-se-ia um sucesso entre as camadas jovens, chegando a mais de cinquenta títulos, com adaptações para televisão e cinema.
Em 1985 tornou-se professora-adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Ocupou diversos cargos, destacando-se o de Comissária do Plano Nacional de Leitura, de 2006 a 2009. Nesse ano, foi empossada como Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional.
Os seus livros, que marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa, refletem a longa e rica experiência educativa. São eco de uma infância e juventude particularmente felizes e traduzem o seu enorme talento para comunicar com os mais novos.


Sem comentários: