sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Um encontro com Isabel Alçada



A escritora Isabel Alçada visitou a biblioteca da escola sede do Agrupamento de escolas de Prado, na manhã do dia 6 de dezembro.
Esta atividade, dinamizada pela equipa das bibliotecas escolares, em colaboração com a responsável pela editora Caminho, decorreu em duas sessões, a primeira com alunos dos 1º e 2º ciclos e a segunda dedicada às turmas de 7º e 9º ano de escolaridade.
Conversadora emérita, com dotes naturais de pedagoga, soube cativar com as suas palavras um auditório repleto de gente miúda que ouvia de viva voz a criadora de aventuras fascinantes.
Percorreu toda a sua obra, especialmente aquela que mais motiva esta faixa etária, Uma aventura, que escreve em coautoria com Ana Maria Magalhães há precisamente 30 anos. Satisfez a curiosidade de todos os presentes ao responder às questões que lhe foram colocadas, revelando o mundo extraordinário que envolve a escrita – as viagens, os contactos, o estudo profundo das diversas realidades. Aproximou-se afetivamente deste público tão conhecedor da sua obra e que se envolvia com ela, ajudando também a contar as histórias…  
A sessão terminou com uma entrevista à escritora por uma aluna do 9º ano, em que se descobriram muitas outras curiosidades da sua vida e obra, do processo de escrita e da ligação que a autora tem com os seus colaboradores, nomeadamente o ilustrador Arlindo Fagundes e a historiadora Maria Augusta Lima Cruz, com fortes raízes na Vila de Prado. Neste âmbito, a entrevistadora sugeriu que a próxima aventura tivesse esta localidade como contexto e o título “Uma aventura nas margens do Cávado”.
Foi um encontro que a todos enriqueceu e motivou os jovens leitores!

Nenhum comentário: