quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Importância da leitura

 
LIVRO
 
 " UMA  JANELA  ABERTA  PARA  O  MUNDO "
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 



 

Dia da Não Violência


 
            Dia Escolar da Não Violência e da Paz   

 “ A força gerada pela não violência é infinitamente maior do que a força de todas as armas inventadas pela engenhosidade do homem.”

 - Gandhi -
 



O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora - se anualmente a 30 de janeiro. Esta data foi escolhida assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.
Mahatma Gandhi (“grande alma”), foi acima de tudo um ativista da Não - violência. Formado em Direito, foi um político e líder no movimento de independência da Índia, que era governada pelos ingleses.
A finalidade do Dia Escolar da Não Violência e da Paz pretende alertar os alunos, docentes, pais e governantes para a necessidade de uma Educação para a Paz, que promova valores, como:
-  o Respeito, a Tolerância, a Cooperação, a Solidariedade e a Não - violência.                                 




Link:

Biografia de Gandhi

    https://www.youtube.com/watch?v=i6hU267J8Ug                                                                           

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Holocausto


Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto 

 27 de janeiro 

" Porque o tempo passa, mas a memória permanece…”


     O "Holocausto" é uma palavra de origem grega que significa "sacrifício pelo fogo", mas o significado moderno do Holocausto é o da perseguição e extermínio de cerca de seis milhões de judeus, como consequência do nazismo Hitleriano.
     Os nazistas, chegaram ao poder na Alemanha em janeiro de 1933 e defendiam a superioridade da raça ariana, ou seja, que os alemães eram " superiores" e que os judeus eram "inferiores", sendo uma ameaça à auto-intitulada à “pureza” dos alemães. Durante o Holocausto as autoridades alemãs também destruíram grandes partes de outros grupos considerados "racialmente inferiores": os ciganos (pelo menos 200.000 vítimas), os deficientes físicos e mentais, e eslavos. Outros grupos, eram perseguidos por seu comportamento político, ideológico ou comportamental, tais como os comunistas, os socialistas e os homossexuais. Guetos (bairros fechados) e campos de concentração, como Treblinka e Auschevitz, eram os espaços usados para proceder à eliminação de todos aqueles que não tinham capacidades de trabalho. 
      As atrocidades cometidas contra os judeus foram de todo o tipo: humilhações diversas, cobaias para experiências ditas científicas (eugenismo), mão de obra escrava nos campos de trabalho e fábricas de armamento, fuzilamentos e extermínio nas câmaras de gás…
      Em 1933, a população judaica europeia era de mais de nove milhões de pessoas. A maioria dos judeus europeus vivia em países que a Alemanha nazista ocuparia ou viria a influenciar durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1945, aquando do fim da guerra, os alemães e seus colaboradores já haviam assassinado dois entre cada três judeus europeus, em uma operação por eles denominada "Solução Final”.



- Um olhar sobre o  Holocausto -



quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

DIA MUNDIAL DA LIBERDADE


DIA MUNDIAL DA LIBERDADE

23 de janeiro

“Um Olhar sobre a Liberdade…”




A liberdade é um direito fundamental de todos os seres humanos para agirem de acordo com a sua consciência, realizarem as suas próprias escolhas e opções de vida, sem proibição ou impedimento, desde que dentro dos limites da lei.
Desde tempos antigos que se defende este direito, basta lembrar a mensagem Universal de Jesus Cristo e as revoltas dos escravos no Império Romano.
 Estes valores de liberdade do indivíduo, de consciência, de expressão, foram especialmente defendidos e difundidos com as ideias dos Iluministas franceses, do século XVIII.
Em nome da liberdade e do enorme, desejo de liberdade de alguns, o mundo foi mudando, encontrando outras formas de ser e estar.
 Em Portugal, o Dia da Liberdade celebra-se a 25 de abril, em homenagem à Revolução dos Cravos, porém a data internacional, criada pela ONU e proclamada pela UNESCO, para comemorar a LIBERDADE é o dia 23 de janeiro.
Com efeito, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada pela ONU, em 1948, contempla a liberdade no Artigo 1.º:
            “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
             Por ser um direito básico do Homem, deve- se saber que a nossa liberdade acaba quando pomos em causa a liberdade e os direitos do outro.
           Poema “Liberdade”, de Fernando Pessoa, declamado por João Vilaret

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

PORQUE LER É SABER


PORQUE LER É … SABER! 

     Num mundo globalizado como o dos nossos dias, onde a internet apresenta todo o tipo de informação e novidades, o tempo ou a motivação para fazer uma leitura tende a diminuir.
     Apesar de sabermos que os livros trazem benefícios para a nossa mente, pois ler um livro expande os horizontes, aumenta o vocabulário e nos torna mais flexíveis para argumentar, os nossos jovens têm cada vez mais colocado de lado a leitura.
     Como afirmou F. Bacon, “os livros têm grande importância em nossas vidas não só porque auxiliam na construção de nosso conhecimento, mas também porque nos trazem palavras de encanto, doçura e suavidade”.
     Na atualidade, a frequência das bibliotecas, muitas das vezes, relaciona-se com a possibilidade de ter acesso a um computador para realizar diferentes trabalhos, assistir a um filme, ou participar em outras atividades relativas ao PAA.
     Em Portugal, já se chegou a uma fase em que se volta a dar valor e importância às bibliotecas itenerantes, no sentido de recriar os apetecíveis ambientes de leitura, em que todos corriam para requisitar o melhor livro, ou pelo menos, aquele que estava na ordem do dia.
     Há que recriar hábitos de leitura, aprender a sonhar e a viajar com os livros, sentir o cheiro de um velho ou de um novo livro... Por isso, tenham uma ótima leitura!




Link:
Importância e benefícios da leitura