Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
27 de janeiro
" Porque o tempo passa, mas a memória permanece…”
O "Holocausto" é uma palavra de origem grega que significa "sacrifício pelo fogo", mas o significado moderno do Holocausto é o da perseguição e extermínio de cerca de seis milhões de judeus, como consequência do nazismo Hitleriano.
Os nazistas, chegaram ao poder na Alemanha em janeiro de 1933 e defendiam a superioridade da raça ariana, ou seja, que os alemães eram " superiores" e que os judeus eram "inferiores", sendo uma ameaça à auto-intitulada à “pureza” dos alemães.
Durante o Holocausto as autoridades alemãs também destruíram grandes partes de outros grupos considerados "racialmente inferiores": os ciganos (pelo menos 200.000 vítimas), os deficientes físicos e mentais, e eslavos. Outros grupos, eram perseguidos por seu comportamento político, ideológico ou comportamental, tais como os comunistas, os socialistas e os homossexuais.
Guetos (bairros fechados) e campos de concentração, como Treblinka e Auschevitz, eram os espaços usados para proceder à eliminação de todos aqueles que não tinham capacidades de trabalho.
As atrocidades cometidas contra os judeus foram de todo o tipo: humilhações diversas, cobaias para experiências ditas científicas (eugenismo), mão de obra escrava nos campos de trabalho e fábricas de armamento, fuzilamentos e extermínio nas câmaras de gás…
Em 1933, a população judaica europeia era de mais de nove milhões de pessoas. A maioria dos judeus europeus vivia em países que a Alemanha nazista ocuparia ou viria a influenciar durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1945, aquando do fim da guerra, os alemães e seus colaboradores já haviam assassinado dois entre cada três judeus europeus, em uma operação por eles denominada "Solução Final”.
- Um olhar sobre o Holocausto - |
Sem comentários:
Enviar um comentário